quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Limites de aspiração ou o contentamento das pretensões
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Estereograma (3)
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Quer pouco: terás tudo. Quer nada: serás livre.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Zichy Mihály
sábado, 15 de novembro de 2008
A liberdade de expressão do séc. XVII
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Fado do estudante
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Szinyei Merse
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Sabedoria árabe do séc XVIII
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Alaska
Desde 1980 que não é cobrado qualquer imposto sobre rendimentos aos habitantes e tampouco existem impostos de valor acrescentado sobre produtos comercializados, porque a receita do orçamento estadual provém do Alaska Permanent Fund, uma poupança formada essencialmente de impostos sobre a extracção de petróleo e de outros minérios, royalties de 25%.
A prosperidade económica do Alaska e o crescimento demográfico extraordinário é precisamente devido à descoberta da maior reserva americana de petróleo, em 1968.
Geográficamente, o Alaska divide-se em quatro regiões: A Cadeia Montanhosa do Pacífico no sul litoral, as Planícies e Planaltos Centrais, as Montanhas Rochosas do norte e as Planícies do Oceano Ártico, no extremo norte.
Na Cadeia Montanhosa do Pacífico existe uma actividade geológica importante (onde se encontram vulcões activos) em contraste com os milhares de glaciares num tipo de solo classificado como Permafrost.
O Permafrost, tal como o nome indica, é o estado de congelação permanente da terra, água e rochas, normalmente coberta por neve. Quando a neve de cobertura derrete, a superfície trasforma-se em lamas ou pântanos lodosos, tendo em conta que o solo permanentemente congelado impede a infiltração e absorção das águas. Para além de factores climáticos adversos (temperaturas do ar muito baixas, por exemplo), esta é uma das razões que impedem o estabelecimento de edificações e construções humanas definitivas na maior parte do território.
O Permafrost é um solo congelado há milhares de anos.O clima do Alaska é caracterizado por Invernos longos e frios com noites também longas e por Verões amenos e curtos, com dias longos. O norte tem um clima Polar com temperaturas médias a oscilar entre os -24ºC no Inverno e os 8ºC no Verão, apesar de mínimas que atingem os -50ºC. O centro e sul é de clima Temperado embora contando sempre com médias negativas nas temperaturas de Inverno.
As imagens apresentadas não são propriedade do autor.