quarta-feira, 9 de maio de 2007

Sopron

Nos tempos em que o Império Romano conquistou a Pannonia (região banhada pelo rio Danúbio, correspondente à parte ocidental da Hungria actual), cujas principais cidades eram Vindobona e Aquincum (Vienna e Buda respectivamente), a cidade Scarbantia existia no local onde hoje encontramos Sopron.
Na verdade, quando as tribos magyar ocuparam o território desde o seu longo percurso migratório (a nação húngara, ou magyar, tem origem na região dos Urales, onde hoje encontramos a zona fronteiriça da Rússia com o Cazaquistão, limite continental da Europa com a Ásia), a cidade de Scarbantia era apenas um conjunto de ruínas com alguns séculos, que a rota romana do âmbar já tinha desaparecido (rota comercial entre a costa do mar báltico e Aquileia, passando pelo centro da europa evitando os Alpes) e as constantes invasões bárbaras foram determinantes para o abandono do local.
Os húngaros decidiram no século XI restabelecer as muralhas romanas e fundar ali um castelo. Em meados do século XII a cidade então denominada de Suprun revelava uma importância estratégica fundamental em termos de definição territorial.
Em 1273, o Rei Otakar II da Boémia ocupou o castelo mantendo como reféns algumas crianças da nobreza local, o que não intimidou os habitantes da cidade prontamente abrindo os portões aos exércitos do Rei Ladislau IV da Hungria que restabeleceu a soberania, galardoando por fim a fidelidade do povo com a elevação da cidade ao estatuto de “cidade real livre” (os diferentes estatutos significavam diferentes regimes do sistema económico, fiscal e administrativo).
Em 1529 a cidade de Sopron foi saqueada pelos exércitos turcos (período das invasões otomanas) mas não consumaram a sua ocupação, razão que levou a um crescimento demográfico excepcional pois tornou-se uma cidade refúgio para as populações das regiões ocupadas.
Em 1676 um incêndio destruiu parcialmente o centro e deu lugar nas décadas seguintes à edificação de belos edifícios ao estilo barroco que hoje se podem apreciar.
No momento da decomposição do Império Austro-húngaro, os tratados de St. Germain (1919) e Trianon (1920) transferiaram para a posse administrativa da Austria quatro municípios húngaros, sendo um dos quais Sopron (composto na altura pela mesma cidade e oito povoações). Todavia, um referendo local efectuado em 14 de Dezembro de 1921 resultou na vontade do povo (65% dos votos) em pertencer ao estado Húngaro. Desde essa data a cidade passou a ser chamada de “A Hűség Városa” ou “Civitas Fidelissima” (cidade mais leal). Os restantes municípios permaneceram sob administração austríaca e formam actualmente o Estado federal com o nome Burgenland (assim se explica porque o compositor Franz Liszt nasceu Húngaro na vila Doborjan, mas o local do seu nascimento é na Áustria, vila de Raiding).
As ligações culturais e comerciais entre este município húngaro e o Estado federal austríaco vizinho são bastante estreitas pelo que se destaca a produção conjunta de vinhos brancos (kékfrancos) e vinhos tintos (Traminer ou Gewürztaminer em alemão), tendo em conta condições e clima similares, bem como a existência de uma clara manutenção institucional de um sistema bi-lingue nesta cidade de 56.394 habitantes que se identifica também na língua alemã por Ödenburg.
Para visitar Sopron desde Budapeste o melhor acesso é pela auto-estrada M1 em direcção a Viena, atalhando pela estrada nacional nº85 desde Győr (capital da província Győr-Moson-Sopron) que posteriormente entronca com a nº84 em Nagycenk. Nesse percurso merecerá a pena visitar em Nagycenk a estação ferroviária (museu de material rolante a céu aberto), o palácio-museu do século XVII pertencente à família Széchenyi e junto à estrada nacional nº84 é possível observar parte do lago Fertő (Neusiedlersee em alemão), parte integrante do parque nacional Fertő-Hanság, declarado pela UNESCO em 1979 como reserva da biosfera.

Sem comentários: