segunda-feira, 12 de maio de 2008

Rautatieasema Järnvägsstation

A estação central ferroviária de Helsínquia é um grande interface de transportes públicos, em suomi diz-se rautatieasema, em sueco diz-se järnvägsstation (é comum encontrar na Finlândia topónimos bilingue por razões que o passado justifica).

A Helsingin Rautatieasema (Helsingfors järnvägsstation) é um edifício Jugendstil, segundo projecto de Eliel Saarinen. A construção foi iniciada em 1904 e terminada em 1919.

No início da construção, a Finlândia dependia da autoridade do Império Russo, pelo que a existência de uma sala de espera privativa e luxuosamente decorada destinada ao uso exclusivo de Nikolaj Aleksandrovitch Romanov (Nicolau II) finalizada em 1911, acabou por somente ser inaugurada após a I Guerra Mundial, em 1919 (a Finlândia transformou autonomia em independência a 6 de Dezembro de 1917, com reconhecimento a 3 de Janeiro de 1918) sem que chegasse a ser utilizada pelo último Czar da Russia. Actualmente a sala de 50m2 (equipada com a mesma mobília desenhada por Eliel Saarinen) é reservada exclusivamente à utilização do Presidente da República e seus convidados.

Revestida quase na totalidade com granito finlandês, destacam-se os dois pares de estátuas (Kivimiehet) que seguram uns globos de iluminação e também a torre lateral com relógio.

A partir dos anos 60 diversas alterações afectaram esta estação ferroviária, não tanto no aspecto exterior, mas principalmente no subsolo, com o aparecimento da rede do metro e posteriormente a inclusão de cobertura em vidro na gare. Recentemente foi efectuada uma ligação ao centro comercial Kauppakujal.

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