quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Cygnus

Quando não é uma constelação trata-se de um Anserinae, bicho de hábitos aeronáuticos com algumas capacidades anfíbias, nidificador e monogâmico que partilha com gansos e patos o seu lugar na família Anatidae dos Anseriformes. Os cisnes habitam felizes nos grandes lagos da Europa central (também no Balaton) e segundo antiga lenda alemã é até possível que alguns se transformem em belas mulheres durante a noite.
Em 1877 tornou-se público o Лебединое Озеро, o primeiro ballet composto por Piotr Tchaikovsky. O Lago dos Cisnes estreou sem grande sucesso no afamado teatro Bolshoi (o grande) de Moscovo.
Segundo o libretto, a mãe do Príncipe Siegfried oferece um arco e flechas como prenda de aniversário e apela para que eleja no dia seguinte uma esposa entre as convidadas da sua festa. Porém um bando de cisnes brancos passa perto do castelo e desperta a atenção do príncipe que decide caçá-los.
O malévolo Von Rothbart líder do “bando” de disfarçados em aves de rapina foi o feiticeiro responsável pelo efeito especial de transformação da Princesa Odette e suas aias em cisnes (embora durante a noite as raparigas voltem à sua condição humana). Siegfried apercebendo-se do esquema urdido, apaixona-se pela Princesa e jura que desmanchará o feitiço, o que somente é possível desde o momento em que seja comprovado um amor fidedigno.
Ambicioso, Rothbard aparece entretanto na Corte da Raínha disfarçado de cavaleiro nobre e acompanhado por Odile, sua filha também disfarçada. Ingénuamente o Príncipe Siegfried deixa-se encantar por Odile (cisne negro) por acreditar que se trata de Odette e anuncia a sua escolha, deixando em apuro a cisne branca, que na sua condição de “boazinha” acaba por se conformar.
No quarto acto o Príncipe “abre os olhos” e vê-se obrigado a demonstrar a Odette a sua condição incontornável de vítima no embuste, mas pede perdão. O facto de ambos renovarem juras de amor eterno é coisa que desagrada ao feiticeiro que se enfurece e inunda as margens do lago. Este acto de vingança resultou no trágico afogamento de Siegfried e assim tornada impossível a quebra do feitiço sobre as cisnes.

Sem comentários: