segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Omszki tó

A temperatura insistente em negativa promove actividades muito positivas, ocasionais ou espontâneas, desportos e exercício físico ao ar livre, locais onde vizinhos, colegas ou amigos se reencontram.
Hóquei, patinagem, corridas de trenó, brincadeiras simples ou complexas, passeios a pé e uma satisfatória novidade para os mais novos, os iniciados da vida.
Durante o Verão o pequeno lago Omszki (Omszki tó) é praia de nudistas e tem também um sistema mecanizado para a prática do esqui aquático. Durante as outras estações “diz” que é bom para a pesca. Sim, um lago com um diâmetro inferior a 1000 metros e que confina com um hipermercado e um nó de auto-estrada, tem essa faculdade de ser útil em diferentes momentos.
Ali perto fica o rio Danúbio (Duna folyó) cuja lentidão é ainda a de um Inverno a meio, transportando à superfície blocos de gelo da sua própria alma.
Ao largo, na água que delimita a fronteira entre o município de Budakalasz e a ilha de Luppa (Luppa sziget), os patos seguem novamente resistentes e imunes ao enregelamento dos membros inferiores, principalmente quando decidem afastar-se de curiosos que nem sempre aparecem por bem, crêem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Da resistência destes patos a temperaturas negativas e águas geladas, vem a expressão idiomática francesa «froid de canard», caracterizando um frio de bater o dente e que os caçadores destes palmípedes selvagens conhecem bem.
Julgo lembrar-me que não foi um «kacsa» destes que foi parar ao prato de James e fez as suas delícias, num certo almoço, em que terá degustado um belo «kacsamell õszibaracklekvárrol és burgonyával»...
Bee

james stuart disse...

Que leitora atenta!