domingo, 2 de dezembro de 2007

Praha

Praga compete em beleza com Budapeste, numa disposição e enquadramento muito idênticos, apesar de distantes em termos de dimensão e também em idade (assim se notando bastantes diferenças arquitectónicas).
Praga é a “cidade das cem cúpulas”, Budapeste é a “pérola do Danúbio”. Dependendo de pontos de vista, como é óbvio, o centro da capital Checa está entre os mais belos lugares de património arquitectónico classificado. As diversas pontes em pedra sobre o rio Vltava, as torres de relógio (aquele fabuloso relógio astronómico na Staré Mesto) e o grande castelo em Hradcany, que domina a capital desde a margem oriental.
Praga é a capital da República Checa, anteriormente da Checoslováquia (até ao acordo pacífico de 1992 para a separação do país em dois Estados soberanos e independentes, respeitando afinal a lógica e as razões da história, que a Boémia e a Morávia nunca foram províncias húngaras como a Eslováquia havia sido).
A Checoslováquia fora fundada em 1918 na sequência do desmembramento territorial imposto ao Império Austro-húngaro com a derrota na I Guerra Mundial com base em pressupostos discutíveis de relatividade linguística e eventualmente cultural (Tratado de Saint-Germain-en-Laye, ratificado oficialmente no ano seguinte).
O Reino da Boémia esteve sob domínio austríaco (Habsburgo) mais tempo do que em situação independente, absolutista desde 1526 até 1848 com algumas interrupções (por exemplo com a invasão saxónica e sueca resultante da Guerra dos Trinta Anos) e a partir dessa data num regime quase do tipo federativo (similar ao adoptado pela Hungria mas com menos poderes relativamente ao poder de Viena) após revoltas nacionalistas.
E porque Praga tem a sua história coincidentemente ligada a datas terminadas em oito, importa referir também que em 1938 aconteceu a anexação pela Alemanha (Pacto de Munique) e em 1968 um movimento de revolta popular (conhecido como Primavera de Praga) contra o regime socialista e a ocupação soviética, reprimido com bastante energia em nome e pela força estabilizadora do Pacto de Varsóvia.

10 comentários:

Leonor disse...

Obrigada por mais esta viagem :)

A MAGIA DO AÇÚCAR disse...

Gostei muito! Principalmente com a música de fundo...transporta-nos para lá...

Ana

A MAGIA DO AÇÚCAR disse...

Gostei muito! Principalmente com a música de fundo...transporta-nos para lá...

Ana

Unknown disse...

É sempre gratificante o comentário de leitores habituais, principalmente quando os artigos agradam.

A música de fundo é de Chopin.

Desconheço qualquer relação expressiva que exista entre Praga e o músico polaco (de ascendência francesa) excepto o facto (em certo termo, de coincidência) de que as obras do músico e a cidade, ambas são de uma beleza artística ímpar.

sombra e luz disse...

ímpar!...Única!...
exentri-cidades...musica a sair das janelas... viajantes...

o seu chopin... é sempre novo, novo para sempre...
e o seu blog, james, fantástico... hummm, uma delícia!...

Lis disse...

Mas ti já visitaste tudo isto?

james stuart disse...

Lis,
Praga visitei algumas vezes. Em termos profissionais tenho razões para conhecer alguns locais, outros somente como turista (Por exemplo Johanesburg, Warsaw, Santiago, Szentendre, Bucarest por motivos profissionais, Praha, Rabat, London, Szeged, Bratislava por motivos mistos, Stockolm, Paris, Viena, Marrakesh, Pisa, Tavira por motivos turísticos).

james stuart disse...

E o aquário Vasco da Gama também :)
Decidi fazer uma série "Aquário Vasco da Gama" tipo as imagens da Euronews: "no coments".
A Lis havia de visitar, é muito interessante, bem mais (sobre outra perspectiva) do que o "Oceanário". É afinal a mesma coisa que comparar uma fragata do século XVIII com um porta-aviões de propulsão nuclear, ambos são interessantes, mas o primeiro navio tem mais histórias para contar e encantar. Ademais, desde pequenito que ali vou, de quando em quando. Estive pela última vez este ano. Há uma feira de antiguidades na rua aos finais de semana ali ao lado (Dafundo) que também tem a sua graça.

Anónimo disse...

O Aquário vasco da Gama já visitei:-). E Paris,Tavira, Santiago. O resto não:-(... Vou visitanto por cá...

E trata-mepor tu,por favor. Sim?

Um xi

Lis

Su disse...

Uma cidade que amei!