sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Szentendre

Szentendre é uma pequena cidade a norte de Budapest, pertencendo ao distrito de Pest Megye.
Apesar das suas origens remontarem ao período romano, aquilo que hoje encontramos no centro histórico pertence a uma evolução urbana que se explica com factores migratórios ocorridos desde o século XVI com o estabelecimento de colonos eslavos do sul e numa segunda fase, século XVIII, após retirada dos turcos (otomanos) um restabelecimento populacional de sérvios, dálmatas, gregos, eslovacos e também alemães (a título de exemplo, o actual presidente da câmara tem um nome de origem germânica) que se integraram com os húngaros apesar da forte proporção de novos colonos com crença muçulmana que se estabeleceu.
A maioria étnica tem ascendente sérvio, facto que se traduz numa arquitectura e organização urbanística diferenciada dos padrões húngaros, mais similares por influência com os austríacos.
O acesso ao centro histórico barroco desta pequena cidade é relativamente fácil, tanto que existe uma via rápida rodoviária bem como um sistema ferroviário suburbano directos à capital.
A estação ferroviária desemboca numa proximidade pedonal das ruas estreitas em paralelepípedo que rodeiam as muitas igrejas de todas as religiões, cafés, restaurantes, museus e lojas de recordações, onde se encontram roupas tradicionais, porcelanas, artesanatos diversos (chapéus e carteiras feitas de cogumelos, por exemplo) e doçarias onde a especialidade é o Marzipán.
Szentendre encosta-se ao Danúbio de um modo discreto e sem ambições, porque o transbordo e destruição provocadas pelas cheias que sempre ocorrem com o fim do Inverno, ao longo dos séculos ensinou aos seus habitantes o respeito por essa força da natureza, digamos neste caso, fluvial.
Vale a pena visitar o Skansen, um museu etnológico ao ar livre (um pouco distanciado do centro histórico) onde estão representados nove conjuntos arquitectónicos, diferentes aldeias húngaras construídas a rigor no mesmo parque.

1 comentário:

Ana M. disse...

Grande viagem fiz hoje, por três continentes!
Alguns locais eram conhecidos, outros não.
Belo blog o seu.
Parabéns.