sábado, 3 de novembro de 2007

Bucureşti

Bucureşti é a capital da Roménia.
Originalmente com o nome Cetatea Dâmboviţa (o mesmo nome do rio que banha a cidade, afluente do Danúbio), Bucareste é também conhecida como “Paris do Leste”, numa organização urbanística de largas avenidas, grandes lagos (Floreasca, Tei, Colentina) e belíssimos parques, como é o caso do Herăstrău e o do jardim botânico.
A quantidade de edifícios ao estilo Art noveau é considerável, embora a actual pressão imobiliária garanta a eliminação desse património a curto prazo, coisa que não é de estranhar tendo em conta que o planeamento urbano precedente (da era comunista) também não considerou importante esse factor.
Bucareste apesar de estar entre as maiores cidades europeias, não está entre as mais antigas nem seguramente entre as mais belas.
Constantemente destruída por desastres naturais e diversas acções humanas, Bucareste foi sistematicamente ocupada pelo Império Otomano em disputa com o Império Austro-húngaro e pela Rússia numa alternância de propriedade até à Guerra da Crimeia, passando pelos efeitos de influência da revolução húngara de 1848 e retomada ao poder dos austríacos até ao ano de 1857.
Um grande incêndio em 1847 fez desaparecer mais de 2000 edifícios (um terço do parque nessa altura), e o grande terramoto de 1977 (7,4 na escala de Richter) também levou a uma considerável reorganização urbana, sendo que as grandes e largas avenidas estão repletas de edifícios relativamente recentes com uma arquitectura pouco ou nada interessante.
Por detrás desses grandes blocos de apartamentos sociais, inteiros quarteirões escondidos são simples casas térreas, por vezes pequenos palacetes desfigurados ou sem conservação conveniente.
Junto ao centro encontram-se edifícios governamentais de dimensões megalómanas e de arquitectura também pouco atraente misturados com palácios esplêndidos e belos edifícios onde universidades e institutos funcionam.
Bucareste foi fundada no século XV, tendo passado a capital da Valáquia sob domínio Turco (Otomano) em 1659 e capital do Principado da Roménia em 1861 quando a Valáquia e a Moldávia se uniram após as guerras turco-russas (somente em 1881 foi proclamado Reino da Roménia, independente dos austríacos).
Entre Dezembro de 1916 e Novembro de 1918 a Roménia esteve sob ocupação das forças alemãs (a capital foi temporariamente transferida para Iaşi).
Já na Segunda Guerra Mundial aconteceu ter-se unido ao Eixo dominado pelos alemães, o que levou Bucareste a ser fortemente bombardeada pelos aliados até ao momento em que o Rei Mihai I (em finais de 1944) estabelece acordos reversivos de aliança com Stalin e Winston Churchil ( no mesmo ano em que a Hungria por outro lado passou a apoiar os alemães, tornando-se natural inimiga da Roménia). Esse afastamento do Eixo teve como consequência um novo bombardeamento (pela primeira vez alemão) sobre a capital. Injustamente, a União Soviética libertou a Roménia e desmantelou a monarquia.

Sem comentários: