quarta-feira, 21 de novembro de 2007

República Bolivariana de Venezuela

A Venezuela é uma república federativa presidencialista, com a sua independência (República da Grande Colômbia) confirmada em 1821 após a batalha de Carabobo, contra as forças espanholas, apesar de anteriormente proclamada, a 5 de Julho de 1811.
A sua história é a de sucessivas ditaduras políticas ou militares, onde nomes como Julián Castro, Antonio Guzmán Blanco e Cipriano Castro nos finais do século XIX, Juan Vicente Gómez, Isaías Medina Angarita e Pérez Jiménez no século XX se destacam a exemplo. Somente a partir de 1958 foi estabelecido um regime democrático.
Entre 1866 e 1870 o país conheceu uma guerra civil que opôs liberais a conservadores.
É um dado importante referir que a partir de 1922 foi iniciada a exploração das jazidas de petróleo da Venezuela, destronando a agricultura como principal riqueza do país.
A história da Venezuela está ligada para sempre a Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar Palacios y Blanco, aristocrata de origem basca, nascido em Caracas a 24 de Julho de 1873, herói libertador, responsável pela independência de vários territórios da América espanhola.
A história da independência da Venezuela, tal como a de todos os países da América latina em geral, incluindo o Brasil, está íntimamente relacionada também com Napoleão Bonaparte que desde a Europa, com o seu Império, mudou o mundo. No caso da América espanhola, foi desde o momento em que José Bonaparte (irmão de Napoleão) foi nomeado rei de Espanha e colónias respectivas, que apareceram as Juntas de resistência que se transformaram posteriormente em movimentos de independência e libertação.
A independência da Venezuela como estado soberano e independente somente aconteceu após a morte de Simón Bolívar, com a desintegração da República da Grande Colômbia (formada pelos territórios da Colômbia, Equador e Panamá).
Há quem acredite ser o nome Venezuela a propósito de Veneza, por baptismo de Américo Vespúcio após os primeiros exploradores verificarem que alguns nativos haviam construído casas sobre estacas de madeira no Lago Maracaibo, porém a mais verdadeira e credível explicação tem que ver somente com o facto de que o povoado era chamado pelos indígenas de Veneciuela.
Em 1498 Cristóvão Colombo explorou a costa da Venezuela durante a sua terceira viagem ao continente americano, mas somente a partir de 1520 foi iniciada a colonização espanhola.
Habitada pelos povos Aruaques, Caribes e Cumanagatos, o território pertencente parcialmente ao Vice-reinado do Perú, passou a ser pertença do Vice-reinado de Granada em 1717 e somente em 1776 é assumida como Capitania-geral do Império espanhol.
As imagens apresentadas neste artigo não são propriedade do autor

Sem comentários: