quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II

O Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II, também apelidado de Altare della Patria ou Il Vittoriano, é um monumento em honra a Vittorio Emanuele II, rei de Piemonte, Sabóia e Sardenha entre 1849 e 1861, posteriormente rei de Itália (primeiro rei) desde 1861 até 1878.
Este monumento construído totalmente em mármore branco, de majestosas escadarias e grandes colunas Coríntias, tem ao centro uma estátua equestre do Rei e diversas outras estátuas em mármore e bronze (figuras mitológicas).
Foi desenhado por Giuseppe Sacconi em 1895, inaugurado em 1911 embora finalizado somente em 1925. Nesse período sofreu diversas alterações conceptuais, nomeadamente a inclusão de um túmulo para o soldado desconhecido com chama eterna.
Curiosamente o corpo ali sepultado é realmente de um soldado das forças armadas italianas, escolhido entre onze corpos de soldados não identificados, por Maria Bergamas, mãe de um rapaz que havia desertado do exército Austro-húngaro para se alistar no Regio Esercito onde foi morto supostamente a 16 de Junho de 1916 mas nunca encontrado.
No interior do “edifício” encontra-se também o museu da Itália reunificada.
A beleza e a integração paisagística deste monumento é discutível porquanto está situado no centro de Roma (praça Veneza), ou seja, foi construído parcialmente na colina do Capitolio junto a um dos conjuntos de património arquitectónico mais valiosos e importantes do mundo, o Forum Romanum.

Sem comentários: