quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Sümeg

Sümeg é uma cidade no distrito húngaro de Veszprém.
A sua fundação remonta à idade do bronze, existem também ruínas de construções romanas da outrora Pannonia, embora seja no reinado de Béla IV (1235 a 1270) que aparece importante na história dos destinos da nação Magyar, na era das invasões mongóis e concessão de asilo às tribos cumenas. Este rei iniciou a construção do castelo no cimo da colina, finalizado posteriormente pelo bispo de Veszprém.
Os monges franciscanos estabeleceram-se em Sümeg no século XVIII, influenciados pela importância católica de um lugar que o bispo Padányi-Bírő Márton engrandeceu com a construção de um belo palácio ao estilo barroco.
Os nomes Széchenyi György e Rákóczi Ferenc estão fortemente associados ao passado de Sümeg por via da guerra: A importância do castelo no alto, como peça estratégica nas linhas recuadas de defesa às invasões otomanas no século XVII foi complementada com a construção de muralhas e torreões de protecção ao povoado por iniciativa do bispo Széchenyi. Por outro lado, os movimentos separatistas de libertação contra o Império austríaco no século XVIII protagonizados por Rákóczi, resultaram na destruição quase total de Sümeg, no momento da derrota.
Sümeg é um ponto de interesse turístico, de província. Ali tão perto do lago Balaton acaba por beneficiar principalmente com alguma movimentação de veraneantes estrangeiros.
Junto ao castelo, bem conservado, existe um museu e um restaurante típico bem como uma série de pequenas lojas de artesanato e de comidas rápidas (algumas com base na gastronomia regional) e um hotel recente e apetrechado com piscinas termais, saunas, centro de massagens, restaurante e outros serviços.
Para além disso há um centro hípico, picadeiros e uma arena para jogos de guerra medievais, uma representação alegórica e divertida de arqueiros, cavaleiros e escudeiros num ambiente acolhedor onde é oferecido vinho quente na bilheteira, palinka e pogasca à entrada...
... e o jantar logo após, num conceito de idêntica extravagância teatral.

1 comentário:

james stuart disse...

Cara leitora Lis,
Complementando a resposta publicada no "comentário" do artigo anterior:
Aquilo que escrevo sobre Lisboa é do conhecimento geral, não há ali dado nôvo ou mais aprofundado do que a "matéria" ensinada nas escolas básicas. Este artigo é dedicado principalmente a estrangeiros (talvez devesse estar editado em inglês ou húngaro).
O Artigo sobre Bucareste é coisa muito fácil, vivi ali durante uma "temporada", conheço bem os lagos e as avenidas que descrevo, sei bem que edifícios "art-noveau" se encontram ali.
O artigo sobre Santiago de Compostela é uma artigo natural... conheço bem essa cidade (em termos profissionais estou "obrigado" a viagens a esse lugar constantemente).
Roma... tive que lá ir este ano, e...