terça-feira, 12 de maio de 2009

Új 200 Ft-os érme

Há cerca de ano e meio "estalou" uma polémia acesa em redor da imagem utilizada nas notas de banco de 200 Forint, representação de Róbert Károly, Rei da Hungria (Napoli 1288 – Visegrád 1342): Apareceu um indivíduo, por sinal "cara-chapada" da referida gravura do monarca, a afirmar (apresentando alegadas provas) de que haviam utilizado fotografias da sua face como modelo para a representação editada pelo Magyar Nemzeti Bank.
Para cúmulo, historiadores e entendidos de arte confirmaram não terem conhecimento de quaisquer pinturas ou gravuras contemporâneas do referido rei, pelo menos com tal perfeição e detalhe. Não existindo portanto uma imagem verdadeira de Róbert Károly, o Banco Nacional Húngaro perdeu a viabilidade de argumento, ou seja, remeteu-se ao silêncio.
Passados uns meses o MNB decidiu substituir o papel-moeda por dinheiro metálico, o que será uma realidade durante o mês de Junho de 2009. Os custos desta operação de recolha e reposição são tão altos que levará alguns anos para compensar, embora seja verdade que o banco deixará de gastar cerca de mil milhões de Forint anuais na impressão constante destas notas.
Decorria o Verão de 2008 quando durante quinze dias foi dada a possibilidade ao público (do tipo mais atento ou simplesmente interessado no tema) de votar a sua preferencia na página web da Magyar Pénzverő Zrt. (Casa-da-moeda húngara), escolher uma de seis propostas para a imagem a cunhar numa das faces da nova moeda.
O resultado são 70 milhões de unidades da nova moeda de 200 Forint, uma bi-color (liga de cobre, níquel e zinco) com 28,3 milímetros e 9 gramas de peso com a imagem em perspectiva da Lánchíd (ponte de correntes), também conhecida pelo nome de Széchenyi-híd, sobre o rio Danúbio em Budapeste.
As votações, segundo relatório emitido, revelaram 52% de intenções para a imagem da Lánchíd (ponte de correntes), 18% na fehér gólya (cegonha branca), 13% na Megyery-híd (um ponte inaugurada no final de 2008, também sobre o Danúbio, mas em perfil de auto-estrada, numa circular externa de Budapeste), 8% no fakopáncs (picapau), 6% na planta cifra kankalin e 3% na flôr kövér daravirág.
À data de hoje a taxa de câmbio Euro/Forint é de 1 Euro = 279,56 Forint. Portanto, uma moeda de 200 Forint vale cerca de 72 cêntimos de Euro (144 Escudos na anterior moeda portuguesa).

2 comentários:

james stuart disse...

James Stuart votou na imagem da flôr cifra kankalin, por uma questão de coerência e lógica.

As moedas de 1, 10 e 100 Forint têm o brasão da república na face; as moedas de 5 e 50 têm pássaros na face; as moedas de 2 e 20 Forints apresentam flores. Logo a de 200 deveria ter uma flôr, assim como, posteriormente, aparecendo uma moeda de 500 deveria ser representado um pássaro.

As notas de Forint sempre têm na contra-face imagens de edifícios, portanto a Lánchíd havia de aparecer numa futura nota a editar.

sombra e luz disse...

James, até na cunhagem de dinheiro tem de se deixar lugar para a assimetria e a novidade... além de que a ponte fica muito melhor na fotografia...;)

ainda gostaria era de ver uma foto da cara que fez o tipo que inadvertidamente se viu estampado na na nova nota que tinha na mão... isso sim, devia ser uma engraçado...