sábado, 19 de abril de 2008

Kecskemét

Capital da província de Bács-Kiskun, na exacta meia distância entre Budapest e Szeged, Kecskemét com os seus cerca de cem mil habitantes é uma das maiores cidades da Hungria. Aqui estamos em Alföld (a grande depressão, planície), numa região bastante arenosa entre os rios Duna (Danúbio) e Tisza.
O grande atractivo arquitectónico é encontrado no centro da cidade, ao estilo Arte nova encontramos a Câmara Municipal (alguma semelhança com a Câmara Municipal de Szekszárd, embora esta muito mais pequena) na praça Kossuth e um conjunto de igrejas onde se destaca a católica de Szent Miklós e a protestante.
Na praça Szabadság (Liberdade) encontramos o edifício Cifra Palota (Palácio ornamentado), um belo exemplo de Jugenstil, terminado em 1902 por autoria do arquitecto Géza Márkus.
O festival da Primavera é uma feira com venda de artesanato nos espaços ajardinados amplos da belváros, onde não falta a aguardente de pêssego (barackpálinka), o mel, os utensílios de madeira, artigos de cabedal e chapéus, doces regionais.
Kecskemét foi referida pela primeira vez pelo rei Lajos I em 1368 como cidade (alguns aglomerados de população anteriores desapareceram com as invasões mongóis). As invasões turcas não afectaram, pelo contrário até beneficiaram o desenvolvimento desta cidade (serviu de refúgio para os camponeses) que se tornou um centro de comércio agrícola e animal (ainda hoje a actividade pecuária tem uma dimensão expressiva, principalmente a criação de cavalos) com a protecção directa do pasha de Buda entre os séculos XVI e XVII.
No final do século XIX a plantação de vinha em grandes propriedades resultou na acumulação de capital e um nível de riqueza que afinal explica a beleza algo excêntrica e grandeza dos edifícios no centro da cidade, exemplo do teatro Katona József, do casino, do liceu piarista por exemplo.
O compositor e etnomusicologista Kodály Zoltán nasceu em Kecskemét no ano de 1882.

1 comentário:

Lis disse...

Gostei da história da azeitona! :-)