sexta-feira, 4 de abril de 2008

Emlékpont – Hódmezővásárhely

Hoje em dia é cada vez mais comum verificar que cidades europeias procuram descobrir e revelar o seu passado, assim explicam o seu presente, assim reinventam o seu futuro.
A cidade de Hódmezővásárhely apresenta a sua história, que se torna completa quando partilhada através do museu/exposição permanente Émlekpont, fél évszázad Vásárhelyen (Ponto memorial, meio século em Vásárhely).
Situado na Andrássy út 69, o edifício é algo excêntrico e estranho, onde revestimentos metálicos contrastam com um vermelho garrido de painéis murais pintados ao estilo comunista e uma estátua de Lenin aparece empoleirada em posição de relaxe, como nunca aconteceu no passado.
Ainda no exterior outras estátuas em pedra, estas de maiores dimensões, bem como símbolos e imagens específicas representam a configuração do regime organizado na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e não tanto a dependência da própria Hungria.
O Émlekpont foi constituído com a colaboração técnica do museu Casa do Terror de Budapest (curiosamente também situado em avenida com o mesmo nome, Andrássy), assim fica explicado o estilo de arquitectura e decoração tão similares. Quando em Budapest encontramos um tanque de guerra bem ao centro do edifício, em Hódmezővásárhely temos uma enorme estátua em bronze.
Os cinquenta anos de comunismo implementados na Hungria são expostos pela forma de objectos, pinturas, máquinas e estátuas, fotografias de intelectuais ou políticos, protagonistas e anónimos, actores e vítimas.
Este país nunca deixou de ser um mero “celeiro”, outrora dos austríacos, posteriormente do “leste”, porque as suas planícies férteis lhe destinaram essa vocação.
Bastante interessante porém a imagem das jovens polícias, fora do típico quadro agrícola, acolhendo a provinciana que entretanto prova o seu uniforme na integração sob a “presença” destacada do camarada Stalin, o sempre eterno guia.
O Puli Elektromos Autó, embora fora do contexto, também é elemento presente no museu, não por pertencer à era comunista, mas apenas porque é um invento da Puli Jarmű és Gépgyártó Kft, empresa de Hódmezővásárhely, fabricado em 1992. Com chassis em aço mas carroçaria em polyester e plástico, o Puli é propulsionado por um motor eléctrico de 7,4 kw para 750 kg, atinge os 65 Km/h numa autonomia de apenas 100 km, transportando um máximo de 200 kg (dois passageiros e alguma carga).
Sobre a cidade de Hódmezővásárhely, pouco mais há a dizer, nada tem de especial pois é compatível com a sua pequena dimensão e localização (na província de Csongrád, entre as cidades Szeged e Békécsaba pela estrada nacional 47). Ali existe um outro museu, o Holokauszt Múzeum, novamente único no género fora de Budapest.

Sem comentários: