sábado, 29 de março de 2008

Esztergom

Esztergom é actualmente apenas uma pequena cidade fronteiriça da província Komáron-Esztergom a norte da Hungria.
No ano 1000 o filho do Príncipe Géza, Vajk (posteriormente István) foi coroado em Esztergom, então capital da Hungria até ao ano de 1241 por decisão do Rei Béla IV que deslocou a residencia oficial para Visegrád e posteriormente para Buda. Essa mudança deveu-se principalmente às invasões mongóis.
Esztergom está entre as cidades européias que mais vezes foi destruída, ocupada, saqueada e posteriormente reconstruída, repovoada e reparada. Cobiçada por tártaros no século XIII, ocupada por checos no século XIV, tomada por otomanos no século XVI, libertada por austríacos no século XVII, sitiada pelos exércitos independentes de Rákóczi Ferenc no século XVIII, defendida por alemães em 1944 e capturada pelo exército vermelho soviético em 1945.
A ponte Mária Valéria (inaugurada em 1895) que atravessa o Danúbio com o propósito de conectar Esztergom com a cidade eslovaca de Štúrovo foi dinamitada pelas forças alemãs em retirada durante o final da II Guerra Mundial e somente reconstruída em 2001 com o apoio da União Européia.
A Basílica (Católica Romana) de Esztergom é a maior e a principal catedral da Hungria (cúpula com 72 metros de altura). O museu Keresztény alberga a maior colecção de arte sacra do país onde também se pode encontrar uma cópia fiel da coroa real A igreja paroquial no centro da Víziváros foi construída ao estilo barroco por jesuítas.
Esztergom é geminada desde 1974 com Espoo, cidade finlandesa onde está estabelecida a sede da Nokia Corporation.

Sem comentários: