Szekszárd é uma pequena cidade, a capital da província de Tolna, naquele sul da Hungria onde as planícies são a paisagem dominante.
Székszárd é de facto a mais pequena capital de província, com uma população de cerca de 36.000 habitantes.
O mosteiro Beneditino fundado pelo Rei Béla I no século XI foi destruído no momento da ocupação otomana do século XV que desertificou a cidade por completo. Apesar de Szekszárd ter conhecido uma revitalização urbana no século XVIII, a maioria das construções com certo valor arquitectónico são do século XIX, exemplo da Câmara Municipal, ao estilo neo-clássico.
O castelo de Szekszárd, então propriedade do Bispo János Vitéz, foi demolido integralmente por ordem do Rei Mátyás Hunyadi como retaliação a uma tentativa de conspiração em que este esteve implicado (recordando porém que o mesmo János Vitéz, Bispo de Esztergom, foi aquele que educou o próprio Mátyás durante a sua infância).
Nascer em Szekszárd não tem nada de especial, mas é certo que dizer a um estrangeiro esse local de nascimento dá um ar de graça, principalmente para quem habitualmente utiliza o inglês como língua de comunicação habitual... ...“ sexhard ”...
quinta-feira, 6 de março de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Olá James,
Todas estas fotos que nos apresenta da Hungria, são sempre uma preciosidade.
E faz-me lembrar que conhecemos muito pouco da Europa de Leste.
Obrigada por nos mostrar.
A Hungria realmente tem muito para dar a conhecer.
Agradeço a estima.
Enviar um comentário