O Postmuseon encontra-se no rés-do-chão do edifício central dos correios de Helsínquia, em Aserna-aukio 5. Relata os 360 anos de história do serviço de correios na Finlandia, desde os tempos em que o Reino da Suécia o implementou.
Desde os primeiros “entregadores” de cartas não profissionalizados, aos serviços regionais de distribuição onde a natureza ditou a utilização de trenós e por fim à utilização das mais modernas tecnologias.
À entrada temos um corredor com figuras em cera que representam a evolução das fardas e equipamentos pessoais dos carteiros.
Depois aparecem alguns cenários onde se revivem as estações dos correios e utensílios de trabalho, impressão de selos, balanças, empacotamento, transporte, registros, etc. Um veículo Adler (camioneta) de 1911 e um reboque para transporte de cartas e pacotes.
Para além dos exemplares originais e provas de impressão de selos que aparecem em quadros decorativos, também são interessantes as mostras fotográficas, principalmente sobre os transportes postais em tempos de guerra, onde a distribuição de rações e correspondência era fundamental junto às frentes de batalha.
O museu é pequeno, dependendo do interesse e minúcia do visitante, pode ser visitado em uma ou duas horas. Os visitantes estrangeiros (europeus) sempre alteram a sua curiosidade menor quando encontram os quadros basculantes com colecções filatélicas completas do seu próprio país. Alguns de beleza rara, são obras de arte gráfica difíceis de encontrar colados em envelopes, mas apenas na posse de colecionadores.
domingo, 2 de março de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário