sexta-feira, 7 de março de 2008

Tratado de Roma

Viajar de propósito a Bratislava (desde Budapest) para recolher uma simples moeda austríaca de 2 Euros, comemorativa dos 50 anos do Tratado de Roma, pode até parecer inoportuno, mas é que certas vidas são mesmo feitas de coisas desta natureza.
A 25 de Março de 1957 tornou-se realidade o sonho de Robert Schuman e Jean Monnet, onde os governos da Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália e Luxemburgo se comprometeram à unificação de esforços comerciais mútuos de coesão com vista a uma integração política num futuro evolutivo indefinido.
Na mesma data foram na verdade assinados dois tratados, o constitutivo da Comunidade Económica Européia e o constitutivo da Comunidade Européia da Energia Atómica.
Os temas fundamentais do tratado da Comunidade Económica Européia foram o estabelecimento de uma política comum de livre circulação de produtos agrícolas entre os Estados membros, com regras proteccionistas contra a eventual concorrência externa e o estabelecimento de privilégios aduaneiros e posterior desbloqueio total de barreiras alfandegárias.

Sem comentários: