O que mais o preocupava no retorno ao Waco Kungo (antiga Santa Comba, Cela) era o tempo, havia saído do Sumbe (antigo Novo redondo) já depois do meio-dia e provavelmente ao passar Quibala a noite cairía, naquele súbito muito próprio de Angola. Esses últimos 75 quilómetros ofereciam mais perigo, que os assaltos à mão armada eram prováveis à passagem pelas pontes metálicas provisórias ou então junto às grandes crateras provocadas pelas minas onde jaziam carcaças de blindados e o desvio cuidadoso pelas bermas era a única opção (passar pelas pontes com o Land Rover era sempre um serviço lento e de grande perícia tendo em conta que nem todas as chapas de revestimento do pavimento bem como respectivas travessas restavam).
Todavia a parte do percurso que mais o aborrecia, pese ser também a mais interessante em termos de paisagem, eram aqueles quilómetros antes e depois de passar Gabela, por razões distintas, a ver com a imensa quantidade de animais a evitar atropelo, e pelo estado muito pior das estradas em zona montanhosa, que as águas de chuva sulcam laivos profundos no terreno onde não convinha enfiar as rodas em riscos de capotar.
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário