quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Hunyadi Mátyás

Filho de János Hunyadi e Erzsébet Szilágyi, Mátyás Hunyadi (Corvinus) tornou-se por eleição o Rei da Hungria em 1458, Rei da Boémia em 1469 e Conde da Áustria em 1486.
Isto aconteceu porque o Rei Zsigmond morreu em 1437 e como seu filho Ladislau V ainda era criança, János Hunyadi tornou-se regente do reino da Hungria em 1446.
O Imperador Frederick III da Germânia, Sacro Império Romano (casa de Habsburgo) não conseguiu validar a sua reclamação de direitos ao trono, porque apesar de ser criança, Ladislau V era sempre o Rei da Hungria e da Boémia, enquanto János Hunyadi apenas era o regente.
Mas a popularidade de János Hunyadi era demasiado grande, o sucesso nas batalhas travadas contra os turcos e a glória da resistência e invencibilidade no cerco de Belgrado levou o povo húngaro a aceitar a nomeação de seu filho Mátyás (para suceder a Ladislau V que morreu entretanto) com normalidade, aos 15 anos de idade, por proposta do Bispo de Esztergom.
Entretanto a coisa foi negociada, que na verdade o próprio Mátyas Hunyadi teve que comprar a coroa a Frederick III por 80.000 Florins de ouro para posteriormente ser coroado, tradicionalmente em Székesfehérvár no ano de 1464.
O Rei Mátyás Hunyadi foi um reformador da administração pública, militar e finanças. Estruturou um sistema de associações comerciais, valorizou o poder da justiça e reforçou o sistema da cobrança de impostos e taxas. O seu exército de soldados assalariados e a capacidade financeira anual de 650.000 Florins de ouro foram bastantes para reter as invasões turcas nos Balcãs.
A infância do jovem Rei foi rica numa educação humanista junto de János Vitéz (aquele que veio a ser o Bispo de Esztergom). Resultou disso um rei justo e um líder militar inteligente, um apreciador de arte e literatura. A corte real e os palácios de Buda e Visegrád foram importantes centros da cultura renascentista italiana, onde Mátyás contratou diversos mestres de arquitectura, escultura, pintura e escrita.
O Rei Mátyás morreu em Viena a 6 de Abril de 1490 (enterrado posteriormente na Basílica de Székesfehérvár), incapaz de estabelecer uma dinastia tendo em conta que as duas esposas, Katalin Podjebrád e Beatriz de Aragon não lhe deram filhos e o ilegítimo János Corvinus não foi reconhecido como seu sucessor.

Sem comentários: