sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Kimbos

Numa concepção européia são duas crianças junto às suas casas. Mas no seu mundo que é tão diferente do primeiro, são já adultos, porque a esperança média de vida será de uns 34 ou 35 anos de idade, como sempre foi desde o início do universo.
Os conjuntos de cubículos feitos de adobe são os Kimbos, onde famílias se juntam sob o comando de um Soba (homem mais velho, respeitado pelos demais, chefe e representante da comunidade de um Kimbo, normalmente conhecedor de algumas artes de magia ou adivinhação, sabedoria e poder de decisão e regulação de conflitos), posição que herdou de seus antepassados na maior parte dos casos.
Os cubículos são construções simples, ecológicas e biodegradáveis, sempre iguais entre elas (apesar de existirem duas técnicas posíveis, blocos de argamassa de terra empilhados ou o revestimento de uma estrutura de madeira com argamassa de terra), sempre iguais desde há milhares de anos.
A matéria prima é a que o solo entrega, basta escavar, juntar água e amassar. Os moldes de madeira e a compressão manual dão a forma aos blocos que depois secam ao sol.
Dentro de um cubículo é provável encontrar objectos como uma colher, uma panela (essencial para fazer o funge) talvez uma esponja ou um cobertor e pouco mais. Ali não se encontrará mobília nem electrodomésticos, não há electricidade nem água, não há roupa para mudar nem comida para guardar. Todavia isso não traz nenhum sentimento de infelicidade ou desapontamento aos seus habitantes porque sempre assim foi, sempre assim será, nunca conheceram coisa diferente nem sonham que venha a ser.
Imagens captadas em 2004 no Kunge, perto do Kuíto (antiga Silva Porto), província do Bié, Angola.

1 comentário:

Anónimo disse...

O sentimento de infelicidade não existe, porque isto de ser-se feliz é "capricho" do ocidente.

Para estas pessoas, sentimentos como esse vêm no fim da sua lista de prioridades.

Vital é sobreviver diariamente, é ter comer na mesa todos os dias para uma casa cheia de gente, é saber se o riacho mais próximo não secou, se a ovelha não adoeceu.....

Faz-nos pensar em que mundo vivemos.