quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Limites de aspiração ou o contentamento das pretensões
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Estereograma (3)
Ao fixar o olhar num ponto de “infinito” é possível descobrir as imagens tridimensionais deste estereograma.sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Quer pouco: terás tudo. Quer nada: serás livre.
Embora com menor interesse em termos literários, mas não deixando de ser um ensinamento sobre a constância de nos equivocarmos repetidamente na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e consequentemente fazermos julgamentos que nos levam à solidão por fustração da posse, é oportuno citar um parágrafo da obra Citadelle publicada em 1948, de Antoine de Saint Exupery:
"Não confundas o amor com o delírio da posse, que acarreta os piores sofrimentos. Porque, contrariamente à opinião comum, o amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, esse é que faz sofrer. Por eu amar a Deus, meto-me a pé pela estrada fora, coxeando penosamente para o levar aos outros homens. E não reduzo o meu Deus à escravatura. E sou alimentado com o que ele dá a outros. Eu sei assim reconhecer aquele que ama verdadeiramente: é que ele não pode ser prejudicado. O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca."
Imagens apresentadas: Noite estrelada de Vincent van Gogh (1889), exposto no Museu de Arte Moderna (New York) e La Venus del espejo de Diego Velázquez (1483) exposto no National Gallery (London).terça-feira, 18 de novembro de 2008
Zichy Mihály
A pintura de 1878 A rombolás géniuszának diadala (O triunfo do génio da destruição), preparada para apresentação na Exposição de Paris é uma obra magnífica, com um conjunto explícito de mensagens e significados de subjectiva interpretação (na altura as autoridades francesas acabaram por excluir a exibição desta pintura na exposição por considerarem uma interpretação demasiadamente antimilitarista e com afectação política).
sábado, 15 de novembro de 2008
A liberdade de expressão do séc. XVII
Novelas ejemplares é um conjunto de belas narrativas com propósitos morais, sociais e estéticos, onde o autor explora distintas fórmulas e mostra-se épico, lírico, trágico e cómico.
A maior narração das Novelas ejemplares, é La Gitanilla. Diz assim o primeiro parágrafo:
"Parece que los gitanos y gitanas solamente nacieron en el mundo para ser ladrones: nacen de padres ladrones, críanse con ladrones, estudian para ladrones y, finalmente, salen con ser ladrones corrientes y molientes a todo ruedo, y las ganas del hurtar y el hurtar son en ellos como accidentes inseparables, que no se quitan sino con la muerte."
Miguel de Cervantes tinha no início do séc. XVII uma liberdade de expressão distinta da que hoje existe. Não era maior e tampouco menor, era simplesmente diferente.
A imagem apresentada é um conjunto de esculturas com motivos baseados nas obras de Cervantes, pertencentes ao monumento edificado na Plaza de España em Madrid, trabalhos de Coullaut-Valera.sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Fado do estudante

quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Szinyei Merse
Mas a beleza do Szerelmespár (par de namorados), uma pintura de 1870 traz-nos uma sensação de paz, mostra-nos que existe uma realidade pura e bela no dominio eterno do amor, superior à paixão irracional.
O céu e a beleza das formas criadas pelas nuvens e movimentadas pelo vento aparece com um contraste realmente raro e até estranho nas obras deste artista, uma mulher expondo a nudez. Apesar dessa excepção, este tipo de representação, onde um motivo da natureza aparece como predominante na tela demonstrando porém a dimensão e importância do ser humano relativamente à mesma, é uma constante.
Os campos de papoilas são um exemplo dessa proximidade, num vermelho tão vivo que oferece à natureza um lugar maior do que o espaço ocupado, uma força e um poder. segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Sabedoria árabe do séc XVIII
Nunca castigue uma mulher que lhe desobedece afastando-se dela na cópula. Será mais piedoso espancá-la. Tome cuidado, porém, pois há mulheres que têm um prazer intenso e voluptuoso quando são espancadas, e o objectivo do castigo perde o sentido. Ao espancar uma mulher, nunca a golpeie nos seios ou no ventre. É melhor colocá-la sobre os joelhos e espancar-lhe firmemente as nádegas. Assim como as crianças, embora de facto cause dor, o espancamento é apreciado pela mulher, por significar que você se preocupou com ela o bastante para gastar o seu tempo disciplinando-a. Depois, é bastante aconselhável copular com elas, para mostrar que tudo está bem, e convém que seja ainda mais terno e hábil do que é hábito; a sua recompensa será grande na apaixonada reacção da mulher, pois ela também terá como objectivo agraciar-lhe mais do que o normal.”
Em: Fountains of pleasure, tradução de árabe para inglês efectuada por Hatem El-Khalidi (não tendo sido editado na língua original).
Desenhos de Mihály Von Zichy, pintor ilustrador húngaro do séc. XIX.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Alaska
Desde 1980 que não é cobrado qualquer imposto sobre rendimentos aos habitantes e tampouco existem impostos de valor acrescentado sobre produtos comercializados, porque a receita do orçamento estadual provém do Alaska Permanent Fund, uma poupança formada essencialmente de impostos sobre a extracção de petróleo e de outros minérios, royalties de 25%.
A prosperidade económica do Alaska e o crescimento demográfico extraordinário é precisamente devido à descoberta da maior reserva americana de petróleo, em 1968.
Geográficamente, o Alaska divide-se em quatro regiões: A Cadeia Montanhosa do Pacífico no sul litoral, as Planícies e Planaltos Centrais, as Montanhas Rochosas do norte e as Planícies do Oceano Ártico, no extremo norte.
Na Cadeia Montanhosa do Pacífico existe uma actividade geológica importante (onde se encontram vulcões activos) em contraste com os milhares de glaciares num tipo de solo classificado como Permafrost.
O Permafrost, tal como o nome indica, é o estado de congelação permanente da terra, água e rochas, normalmente coberta por neve. Quando a neve de cobertura derrete, a superfície trasforma-se em lamas ou pântanos lodosos, tendo em conta que o solo permanentemente congelado impede a infiltração e absorção das águas. Para além de factores climáticos adversos (temperaturas do ar muito baixas, por exemplo), esta é uma das razões que impedem o estabelecimento de edificações e construções humanas definitivas na maior parte do território.
O Permafrost é um solo congelado há milhares de anos.
O clima do Alaska é caracterizado por Invernos longos e frios com noites também longas e por Verões amenos e curtos, com dias longos. O norte tem um clima Polar com temperaturas médias a oscilar entre os -24ºC no Inverno e os 8ºC no Verão, apesar de mínimas que atingem os -50ºC. O centro e sul é de clima Temperado embora contando sempre com médias negativas nas temperaturas de Inverno.
As imagens apresentadas não são propriedade do autor.
