quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Szinyei Merse

Pál Szinyei Merse foi um pintor e político húngaro. Apesar do seu importante contributo como deputado eleito do parlamento, onde destacou a importância do investimento público na modernização e actualização do sistema educativo artístico, Szinyei Merse tornou-se realmente famoso pela pintura impressionista, onde o amor e as planícies da Hungria são temas principais.
No corpo central do palácio real de Budapeste encontramos a Magyar Nemzeti Galéria (Galeria Nacional Húngara), e ali estão expostas algumas das mais belas pinturas de Szinyei Merse.
É difícil de evitar fixar o olhar para a Lilaruhás nő (mulher de vestido lilás) de 1874, não somente pela posição na sala, mas porque a vivacidade da cor predominante é absolutamente inacreditável.
A representação de uma família no campo a merendar (Majális, de 1873) é uma obra bastante popular e apresentada numa perspectiva algo incomum. A sua popularidade deve-se também ao facto de pertencer ao programa do ensino básico, mencionada como importante exemplo do impressionismo.
Mas a beleza do Szerelmespár (par de namorados), uma pintura de 1870 traz-nos uma sensação de paz, mostra-nos que existe uma realidade pura e bela no dominio eterno do amor, superior à paixão irracional.
O céu e a beleza das formas criadas pelas nuvens e movimentadas pelo vento aparece com um contraste realmente raro e até estranho nas obras deste artista, uma mulher expondo a nudez. Apesar dessa excepção, este tipo de representação, onde um motivo da natureza aparece como predominante na tela demonstrando porém a dimensão e importância do ser humano relativamente à mesma, é uma constante.
Os campos de papoilas são um exemplo dessa proximidade, num vermelho tão vivo que oferece à natureza um lugar maior do que o espaço ocupado, uma força e um poder.
Infelizmente esta obra encontra-se exposta num corredor de saída, mal iluminado e junto de portas de serviço e instalações sanitárias, o que é absolutamente lamentável porque impede o visitante de apreciar a uma distância maior do que dois passos de recuo.
Szinyei Merse nasceu a 4 de Julho de 1845 e faleceu a 2 de Fevereiro de 1920. Quatro meses e dois dias após a sua morte, por via das condições do Tratado de Trianon, a sua terra natal (Szinyeújfalu) deixou de ser uma província húngara e passou a fazer parte da Checoslováquia, hoje Eslováquia.
Em 1873 ganhou uma medalha na Exposição Universal de Viena e em 1900 conquistou uma outra medalha na Exposição Universal de Paris.

Sem comentários: