quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Alaska

O Alaska é desde 1959, por decisão do Congress e por declaração de Eisenhower, o 49º estado dos Estados Unidos da América. Com 1.717.854 km2, é o maior em área embora tenha a menor densidade populacional (relação aproximada de 2,5 km2 por pessoa, tendo em conta os cerca de 680 mil habitantes). A maior parte dessa população vive na região litoral sul do estado, onde o clima é menos rigoroso.
Tal como o Hawaii, o Alaska não faz fronteira com os restantes 48 estados continentais. A leste faz fronteira com as províncias Yukon e British Columbia do Canadá e a ocidente com a Rússia através do Estreito de Bering. A norte confina com o Oceano Ártico e a sul com o Mar de Bering.
O Alaska foi comprado ao Império Russo em 1867 por 7,2 milhões de dólares após breve negociação entre o Embaixador Edouard Stoeckl e o Secretário de Estado William Henry Seward.
O Czar Aleksandr II tomou a decisão de alienar o território por duas razões fundamentais: O Império Russo precisava recuperar financeiramente após o esforço na Guerra da Criméia e por outro lado a fronteira com o Canadá era na verdade uma fronteira com o Império Britânico, de quem se esperava conflito.
O Presidente Andrew Johnson optou pela compra do território por outras razões também relevantes: O povo americano retribuía assim o apoio prestado pelos russos durante a recente Guerra de Secessão (ajudar financeiramente os russos, por consequência seria uma afronta assumida aos britânicos) e por outro lado a perspectiva de revender o produto comprado (eventualmente aos próprios britânicos) posteriormente e por maior preço.
Foi considerado um território pouco interessante pela administração federal até à descoberta de grandes reservas de ouro, já no final do século XIX, que levou a uma corrente migratória excepcional, resultante de uma “corrida” que veio a terminar no início do século XX.
O nome Alaska vem de Alyeska, que significa “grande terra” em aleúte, idioma esquimo-aleutiano, ainda falado no território.
O sentido de propriedade dos Estados Unidos da América sobre a região era exactamente o mesmo que alguns anos antes os europeus tinham sobre os territórios a que chamavam de colónias, isto é, desconsiderando os direitos dos povos que ali habitavam há milhares de anos. Os esquimós foram expropriados e descriminados durante muitos anos (em 1971 foram criadas reservas aborígenes para os nativos indígenas). Somente em 1988 o inglês passou a ser a língua oficial do Alaska.

Desde 1980 que não é cobrado qualquer imposto sobre rendimentos aos habitantes e tampouco existem impostos de valor acrescentado sobre produtos comercializados, porque a receita do orçamento estadual provém do Alaska Permanent Fund, uma poupança formada essencialmente de impostos sobre a extracção de petróleo e de outros minérios, royalties de 25%.

A prosperidade económica do Alaska e o crescimento demográfico extraordinário é precisamente devido à descoberta da maior reserva americana de petróleo, em 1968.

Geográficamente, o Alaska divide-se em quatro regiões: A Cadeia Montanhosa do Pacífico no sul litoral, as Planícies e Planaltos Centrais, as Montanhas Rochosas do norte e as Planícies do Oceano Ártico, no extremo norte.

Na Cadeia Montanhosa do Pacífico existe uma actividade geológica importante (onde se encontram vulcões activos) em contraste com os milhares de glaciares num tipo de solo classificado como Permafrost.

O Permafrost, tal como o nome indica, é o estado de congelação permanente da terra, água e rochas, normalmente coberta por neve. Quando a neve de cobertura derrete, a superfície trasforma-se em lamas ou pântanos lodosos, tendo em conta que o solo permanentemente congelado impede a infiltração e absorção das águas. Para além de factores climáticos adversos (temperaturas do ar muito baixas, por exemplo), esta é uma das razões que impedem o estabelecimento de edificações e construções humanas definitivas na maior parte do território.

O Permafrost é um solo congelado há milhares de anos.

O clima do Alaska é caracterizado por Invernos longos e frios com noites também longas e por Verões amenos e curtos, com dias longos. O norte tem um clima Polar com temperaturas médias a oscilar entre os -24ºC no Inverno e os 8ºC no Verão, apesar de mínimas que atingem os -50ºC. O centro e sul é de clima Temperado embora contando sempre com médias negativas nas temperaturas de Inverno.

As imagens apresentadas não são propriedade do autor.

Sem comentários: