Auschwitz-Birkenau é o nome dos três campos de concentração principais e trinta e nove auxiliares, nomeadamente:
Auschwitz I - Campo de concentração original que servia de centro administrativo para todo o complexo. Neste campo morreram cerca de 70.000 presos políticos, de resistência ou intelectuais polacos, prisioneiros de guerra soviéticos, prisioneiros de delito comum alemães, elementos anti-sociais e homossexuais.
Sendo aproveitamento de umas instalações anteriormente pertencentes ao exército polaco, este campo foi aberto em Maio de 1940. Inicialmente preparado para albergar entre treze a dezasseis mil prisioneiros, alcançou a capacidade de vinte mil prisioneiros em 1942.
A entrada de Auschwitz I é adornada com um arco onde se lê a seguinte frase: "Arbeit macht frei" (o trabalho liberta).
Embora em 1941 se tenham feito neste campo (no bloco 11) as primeiras experiências com Zyklon B e por consequência a construção de uma câmara de gás e respectivo crematório, essas instalações somente funcionaram entre 1941 e 1942 (transformadas posteriormente em abrigo anti-aéreo).
Após a ocupação da Hungria pela Alemanha em março de 1944, entre Maio e Julho de 1944, perto de 438.000 judeus da Hungria foram deportados para Auschwitz-Birkenau e a maioria foram ali executados. Importa reflectir neste número e perceber que isto não somente aconteceu por determinação Nazi mas por colaboracionismo das autoridades Húngaras.
Auschwitz III (Monowitz) e campos auxiliares - Campos de trabalho escravo para a empresa IG Farben , Buna Werke e outras.
Sem comentários:
Enviar um comentário