terça-feira, 3 de abril de 2007

Oświęcim

A uns sessenta quilómetros a sudoeste de Cracóvia fica o município de Oświęcim, actualmente com 43.000 habitantes no voivodato da Pequena Polónia. Mas este lugar tornou-se conhecido para sempre pelo seu nome em alemão: Auschwitz Do mesmo modo Birkenau significa Brzezinka.
Auschwitz-Birkenau é o nome dos três campos de concentração principais e trinta e nove auxiliares, nomeadamente:
Auschwitz I - Campo de concentração original que servia de centro administrativo para todo o complexo. Neste campo morreram cerca de 70.000 presos políticos, de resistência ou intelectuais polacos, prisioneiros de guerra soviéticos, prisioneiros de delito comum alemães, elementos anti-sociais e homossexuais. Sendo aproveitamento de umas instalações anteriormente pertencentes ao exército polaco, este campo foi aberto em Maio de 1940. Inicialmente preparado para albergar entre treze a dezasseis mil prisioneiros, alcançou a capacidade de vinte mil prisioneiros em 1942.
A entrada de Auschwitz I é adornada com um arco onde se lê a seguinte frase: "Arbeit macht frei" (o trabalho liberta). Embora em 1941 se tenham feito neste campo (no bloco 11) as primeiras experiências com Zyklon B e por consequência a construção de uma câmara de gás e respectivo crematório, essas instalações somente funcionaram entre 1941 e 1942 (transformadas posteriormente em abrigo anti-aéreo).
Isto é explicado pela entrada em funcionamento pleno do campo Auschwitz II em Birkenau.

Auschwitz II (Birkenau) - Campo de extermínio onde se estima terem sido mortos aproximadamente um milhão de judeus e cerca de dezanove mil ciganos. O objectivo principal deste campo, não era de manter prisioneiros como força de trabalho (como era o caso de Auschwitz I e III) mas sim o extermínio. Para cumprir com este objectivo foi equipado com quatro câmaras de gás e respectivos crematórios. O extermínio em grande escala começou na primavera de 1942.
Após a ocupação da Hungria pela Alemanha em março de 1944, entre Maio e Julho de 1944, perto de 438.000 judeus da Hungria foram deportados para Auschwitz-Birkenau e a maioria foram ali executados. Importa reflectir neste número e perceber que isto não somente aconteceu por determinação Nazi mas por colaboracionismo das autoridades Húngaras.
Auschwitz III (Monowitz) e campos auxiliares - Campos de trabalho escravo para a empresa IG Farben , Buna Werke e outras.
Importa também reflectir que o genocídio de Auschwitz é apenas uma parte de dos quase 12 milhões de assassinatos perpetrados pelos Alemães em campos de concentração: cerca de 6 milhões de Judeus e 6 milhões de Ciganos, Eslavos, Comunistas, Homossexuais, deficientes e outros grupos. A segunda grande guerra (1939-1945) dizimou a população mundial em cerca de 60 milhões.

Sem comentários: