quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Keszthely

Na provincia de Zala, junto ao grande lago, encontramos Keszthely.
Apesar de encontrados vestígios de actividade humana com cerca de 7000 anos, somente a partir de 1247 é referida em registros documentais a existência desta cidade húngara.
A história, mais do que a dimensão, atribuem a Keszthely a categoria de capital do Balaton.
A maior parte dos edifícios desta cidade são do século XIX e XX, sendo possível encontrar alguns anteriores. Lugar dos festivais de Helikon, o primeiro teatro foi construído em 1862, existem universidades desde 1797, embora seja o palácio Festetics a vaidade de Keszthely.
Mandado construir pelo Conde Kristof Festetics, o belíssimo palácio com o nome da família foi iniciado em 1745 e concluído em 1880, num estilo neo-barroco.
Sendo a quarta maior mansão aristocrática da Hungria, conta com uma biblioteca de cerca de 100.000 volumes, agora de domínio público e transformado em museu de exposições temporárias.
Vale a pena visitar o palácio Festetics, eventualmente pernoitar num dos quartos de hotel disponíveis, ou somente assistir a um concerto barroco... aproveitar para namoro nos jardins romanticos.

1 comentário:

Vicktor Reis disse...

Amigo James
Agradeço muito ter-se lembrado de mim a propósito deste excelente texto que escreveu sobre o Palácio Festetics em
Keszthley. Um espaço realmente magnífico.

Tivémos, eu e minha mulher, a felicidade de usufruir de um quarto nesse Palácio, assim como tomámos uma refeição pelo menos e participámos numa conferência europeia.

Tenho muitas situações curiosas passadas em Keszthley onde estive com um grupo de representantes de diversos países europeus.

Mas há uma que recordo sempre... as camas dos quartos do Palácio tão características... salvo erro encaixadas na própria parede... e que serviram de cenário para uma série de fotografias que tirei à Teresa, a minha mulher... rsrsrsrs
Um abração amigo