segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Puli

O Puli é um cão pastor, condutor de rebanhos de ovelhas.
Existem poucas cores possíveis de encontrar no pelo longo e encaracolado de um Puli: Preto, preto-avermelhado, amarelo-torrado, cinzento ou branco-pérola.
Este cão é originário da Hungria, trazido à mais de mil anos pelas tribos Magyar desde o oriente para as planícies da bacia dos Cárpatos sob comando de Árpad, líder dos Húngaros.
Supostamente descendeu do Terrier Tibetano, dada a sua proximidade geográfica antes de ser transportado para a Europa.
A sua altura pode variar entre os 37 e os 44 cm, pesando entre 13 a 15 kg quando adulto. Enérgico, corre e late bastante, numa alegria e inteligência própria de um cão pastor.
O Puli era já praticamente inexistente no século XVI após as invasões otomanas da Hungria. Como o repovoamento do território a partir do século XVII foi efectuado por mais estrangeiros do que húngaros sobreviventes, o reaparecimento deste animal acontece somente no século XX, resultado de um exaustivo trabalho cinográfico desenvolvido por Emif Raitsits no primeiro quartel.
O Puli terá sido também utilizado na caça, tendo em conta o facto de o mesmo gostar muito de água, num ambiente de planícies pantanosas, embora as suas aptidões naturais são as de pastoreio.
Este kutya (cão), também pode ser apelidado de Cão-de-água húngaro.

2 comentários:

Anónimo disse...

nao me digas que ja tens um puli

Anónimo disse...

Olá, meu nome é Mary, tudo bom???

lindo cão, sou apaixonada por ele, vi ``ao vivo`` apenas uma vez e faz muito tempo, agora só aprecio em fotos... sabe se encontro Puli no Brasil???
muito obrigada
meu e-mail: mribeiroleite@gmail.com