quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Nokia

Nokia é uma pequena cidade com cerca de 30.000 habitantes, junto ao rio Kokemäenjoki na região de Pirkanmaa, província da Finlandia Ocidental.
As primeiras referência a este lugar são do século XVI, sobre uma revolta popular em 1596 contra “Senhores feudais” suecos que por sinal fracassou. Posteriormente durante a Guerra civil finlandesa, em 1918, Nokia e a vizinha cidade Tampere destacaram-se por posições aliadas ao comunismo, ali aconteceram combates.
Em 1865 Fredrik Idestam instalou em Nokia uma fábrica de celulose (para produção de papel). Posteriormente fundou outra fábrica para produtos de borracha. As fusão dessas duas empresas com uma produtora de cabos eléctricos em 1967, resultou na Nokia Corporation.
Durante as décadas seguintes dezenas de empresas evoluiram em centenas de actividades até à total alienação e concentração em certas áreas de negócio nos anos 90, nomeadamente Telecomunicações (Nokia), fabricação de pneumáticos de borracha para automóveis (Nokian), e papel (Georgia-Pacific).
A afamada empresa de telecomunicações não tem actualmente qualquer actividade na cidade de Nokia, como nunca ali foram fabricados telemóveis. A sede dessa multinacional é em Espoo, uma das fábricas é em Salo, existe uma produção bastante importante na Alemanha, uma maior na Hungria e fora da Europa muitas outras unidades.

2 comentários:

Lis disse...

As coisas que aqui aprendo!

Anónimo disse...

Olá James!Já há uns dias que não passava por cá(por razões de trabalho tenho andado um bocado afastada),mas lembrei-me que poderia vir aqui ouvir um pouco de Chopin,entre outras coisas,pois que também eu acho que aqui se aprende muito(fico sempre impressionada com as suas viagens).