sábado, 21 de março de 2009

Capela de Santo António

As temperaturas amenas e o céu limpo anunciam a Primavera que é em São Martinho mais agradável assim sem vento, sem turistas. A baía, um espelho de água e o pôr-do-Sol, uma imagem de postal. À noite, a temperatura cai verticalmente e ainda não se dispensa o aquecimento nem a lareira.
O padroeiro de São Martinho do Porto é Santo António como em Lisboa e a capela com o seu nome é no morro norte da enseada, onde se encontra empoleirada a proteger o menino Jesus da água caída do céu, enquanto este, por seu turno, se obriga a proteger os pescadores da água levantada do mar.
A capela de Santo António está virada a Sul-Sudoeste, para a entrada da barra, portanto, com vista sobre o Atlântico e a baía.
Junto à entrada existe um painel de azulejos com uma imagem do Santo milagreiro a embalar o bébé Jesus acordado e outra a representar as embarcações da pesca artesanal. Mas na fachada Leste é onde se encontra o painel com “A Lenda do Lago”.
A Capela de Santo António é a continuação de Abraço à baía, artigo da autoria de Bee Amacke assim como as imagens apresentadas.

Sem comentários: