Quatro anos após o tratado de paz de Karlowitz em 1699, definido o fim da guerra de libertação da Hungria da ocupação turca, um levantamento contra os Habsburgos estalou, em protesto contra a política opressiva dos interesses da independência e soberania húngara.
Esse levanatmento transformou-se rapidamente em guerra de independência, conduzida pelo jovem nobre transilvano Ferenc Rákóczi II (1676-1735).
CUM DEO PRO PATRIA ET LIBERTATE, recuperou a soberania de grande parte do território com estrondoso sucesso militar inicial.
Progressivamente nova legislação foi adoptada até que Rákóczi foi eleito príncipe e declarado o fim da subordinação nacional aos Habsburgos.
Mas os austríacos nunca reconheceriam aquilo que a guerra ainda não havia determinado efectivamente, pelo que a tarefa de disciplinar húngaros era mais simples do que a de expulsar otomanos do seu território, falharam simplesmente por subestimar a situação desde o início.
No final Ferenc Rákóczi vê-se obrigado a pedir ajudas internacionais para estabelecer um tratado de paz com Joseph I, sem sucesso porque foi rejeitada qualquer via de diálogo excepto o acontecido com a delegação enviada a Viena em Abril de 1711, que à revelia de Rákóczi aceitou as condições impostas pelo Imperador.
A 1 de Maio de 1711 cerca de 12.000 kuruc ordenados por Sándor Károlyi depuseram as armas.
Esse levanatmento transformou-se rapidamente em guerra de independência, conduzida pelo jovem nobre transilvano Ferenc Rákóczi II (1676-1735).
CUM DEO PRO PATRIA ET LIBERTATE, recuperou a soberania de grande parte do território com estrondoso sucesso militar inicial.
Mas os austríacos nunca reconheceriam aquilo que a guerra ainda não havia determinado efectivamente, pelo que a tarefa de disciplinar húngaros era mais simples do que a de expulsar otomanos do seu território, falharam simplesmente por subestimar a situação desde o início.
A 17 de Março de 1848, o Rei nomeou Batthyány como Primeiro Ministro do primeiro governo húngaro independente com subordinação ao parlamento.
Todavia o Conde Batthyány não resignou e alistou-se no exército que ele próprio havia constituído, acabando por ser o porta-voz da delegação enviada ao Marechal austríaco Windischgrätz com o objectivo de alcançar um compromisso de paz. Mas nesse preciso momento, a 8 de Janeiro de 1849, acabou preso e posteriormente julgado por traição ao Império Austríaco em Olmütz. A 6 de Outubro de 1849 foi executado. O compromisso entre a Áustria e a Hungria veio a acontecer, apenas em 1867, formando o Império Austro-húngaro.
À escala natural, a peça de bronze representa uma menina sentada (numa vedação metálica que separa o canal das linhas do eléctrico) vestida como um chapéu de "bobo de corte" apesar da túnica simples e uma capa larga com capuz. A expressão facial não é conclusiva, não parece trasmitir qualquer significado ou sentimento específico, apenas serenidade e inocência próprias de uma criança.
László Marton é um dos escultores contemporâneos mais afamados nacional e internacionalmente, com obras expostas em França junto aos trabalhos de Rodin. A sua primeira obra data de 1943 (quando tinha 17 anos de idade) e o conjunto mais recente em exposição pública (nos jardins do Magyar Nemzeti Színház, teatro nacional húngaro) data de 1999.
Dignas de relevo temos a estátua do poeta Attila József no parque exterior sul do parlamento e também a do compositor Liszt Ferenc junto ao conservatório (academia de música).
O estilo deste artista (principalmente sobre bronze, embora também mestre na utilização de mármores) combina romantismo e realismo com uma irredutível tendência para a acentuação anatómica do género feminino, provocando emoções eróticas do modo mais inteligente.
Por toda a Hungria se encontram obras de Marton, embora em Budapest e Tapolca (cidade onde nasceu, em Veszprém, junto ao grande lago Balaton) seja onde mais se concentram.
Quanto a pinturas e similares, é inequivocamente fabulosa a qualidade dos desenhos de nudez feminina em carvão ou pastel, lápis ou tinta de caneta, principalmente os da década de cinquenta e sessenta.
Por outro lado as moedas diferenciam-se por côr e material (alternado conforme valor), apesar de se confundirem no tamanho e nas imagens cunhadas (principalmente as de 10 com as de 50) excepto as de 100 Forint que são bi-color, muito semelhantes às moedas de 2 Euro, mas com as dimensões idênticas às moedas de 1 Euro (as moedas de 100 Forint são mais antigas do que as de Euro).
O Forint (o nome tem origem na cidade italiana de Florença, com a cunhagem do Fiorino d’oro a partir de 1252) foi introduzido na Hungria a
Apesar de uma grande desvolarização ter afectado esta divisa nos anos 70 e 80 devido a um considerável enfraquecimento das economias socialistas em geral, foi nos anos imediatos ao processo de democratização do país (1989-1990) que o Forint sofreu efeitos da inflacção na ordem de 35% até uma estabilização baseada em profundas reformas económicas. A partir do ano 2000 o Forint apresenta um valor forte (tendo em conta uma posição estável em relação ao Euro e por consequência mais forte em relação ao Dollar), o que não favorece em certa medida as exportações.
O Forint deverá ser substituído em 2010 ou 2012 pelo Euro, dependendo isso da capacidade demonstrada pela Hungria em manter as taxas de inflacção baixas e simultaneamente reduzir o endividamento ao exterior.
O início do Congresso de Viena aconteceu quatro meses após o Tratado de Paris, onde se definiu a paz sobre a Europa e oficializou o armistício da França.

Durante cerca de quarenta anos houve paz na Europa, até ao momento em que Viena aparece no mapa de conflitos (as revoluções de 1848 dentro do Império Austro-Húngaro).
Durante cerca de quarenta e cinco anos houve paz na Europa, até ao momento em que Viena aparece novamente no mapa dos conflitos (a I Grande Guerra Mundial nasce pelas mãos do Império Austro-Húngaro num conflito regional balcânico).
Viena esteve ao lado de Berlim na II Grande Guerra Mundial.
Viena é contudo uma cidade bela, encantadora, musical, artística, grandiosa, imperial, que pouco parece ter a ver com a guerra.


A libertação de Buda pelos exércitos cristãos, cerca de 150 anos após a ocupação otomana, resultou na destruição quase total da igreja bem como do palácio real (bastante próximos).
Restaurada em 1896 por monges franciscanos (essencialmente ao estilo barroco), foram adicionadas as capelas do lado norte e recuperadas as 3 naves formadas por colunas e arcos ao estilo gótico (neogótico). A cobertura é cerâmica, telhas feitas de mosaicos coloridos.
Erguido sobre as ruínas de uma fortaleza medieval, ao lado da igreja há um monumento neo-romântico construído no final do século XIX (1895-1902), um terraço que oferece um fabuloso panorama da cidade, a margem de Peste, do outro lado do rio Danúbio.
Este terraço é chamado de Bastião dos Pescadores (Halászbástya), composto por cinco torres redondas de dimensões diversas e uma muralha também de altura variável com galerias.
Ali existiu na Idade média um mercado de peixe, e segundo contam alguns, desde o terraço era possível avistar cardumes de peixe migrante do Danúbio.
