sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Forint

As notas de Forint têm todas 154x70 mm, não importa o valor que tenham. Nem sempre se distinguem bem pela côr e parecem ser comuns as falsificações embora disponham de todas as marcas comuns a outras divisas, hologramas, marcas de água, fitas metálicas (excepto as de 200 e 500, sem holografia).
Por outro lado as moedas diferenciam-se por côr e material (alternado conforme valor), apesar de se confundirem no tamanho e nas imagens cunhadas (principalmente as de 10 com as de 50) excepto as de 100 Forint que são bi-color, muito semelhantes às moedas de 2 Euro, mas com as dimensões idênticas às moedas de 1 Euro (as moedas de 100 Forint são mais antigas do que as de Euro).
O Forint (o nome tem origem na cidade italiana de Florença, com a cunhagem do Fiorino d’oro a partir de 1252) foi introduzido na Hungria a partir de 1946 numa substituição emergente do Pengő e do Adópengő (Forint havia sido também o nome que os húngaros deram ao Gulden do Império Austro-húngaro entre 1868 e 1892).
Apesar de uma grande desvolarização ter afectado esta divisa nos anos 70 e 80 devido a um considerável enfraquecimento das economias socialistas em geral, foi nos anos imediatos ao processo de democratização do país (1989-1990) que o Forint sofreu efeitos da inflacção na ordem de 35% até uma estabilização baseada em profundas reformas económicas. A partir do ano 2000 o Forint apresenta um valor forte (tendo em conta uma posição estável em relação ao Euro e por consequência mais forte em relação ao Dollar), o que não favorece em certa medida as exportações.
O Forint deverá ser substituído em 2010 ou 2012 pelo Euro, dependendo isso da capacidade demonstrada pela Hungria em manter as taxas de inflacção baixas e simultaneamente reduzir o endividamento ao exterior.

Sem comentários: