quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

II. Rákóczi Ferenc

Quatro anos após o tratado de paz de Karlowitz em 1699, definido o fim da guerra de libertação da Hungria da ocupação turca, um levantamento contra os Habsburgos estalou, em protesto contra a política opressiva dos interesses da independência e soberania húngara.
Esse levanatmento transformou-se rapidamente em guerra de independência, conduzida pelo jovem nobre transilvano Ferenc Rákóczi II (1676-1735).
CUM DEO PRO PATRIA ET LIBERTATE, recuperou a soberania de grande parte do território com estrondoso sucesso militar inicial.
Progressivamente nova legislação foi adoptada até que Rákóczi foi eleito príncipe e declarado o fim da subordinação nacional aos Habsburgos.
Mas os austríacos nunca reconheceriam aquilo que a guerra ainda não havia determinado efectivamente, pelo que a tarefa de disciplinar húngaros era mais simples do que a de expulsar otomanos do seu território, falharam simplesmente por subestimar a situação desde o início.
No final Ferenc Rákóczi vê-se obrigado a pedir ajudas internacionais para estabelecer um tratado de paz com Joseph I, sem sucesso porque foi rejeitada qualquer via de diálogo excepto o acontecido com a delegação enviada a Viena em Abril de 1711, que à revelia de Rákóczi aceitou as condições impostas pelo Imperador.
A 1 de Maio de 1711 cerca de 12.000 kuruc ordenados por Sándor Károlyi depuseram as armas.

3 comentários:

Anónimo disse...

sô bimbolico, vai um boleco, tipo algarvio...

Dina Pinheiro disse...

ahhhh, agora percebi, e ja la fui , a viena de austria,(nao do castelo)...

eu vi logo que so poderias ser tu a mandar o mail

Dina Pinheiro disse...

ja acordado a estas horas da manha