sábado, 26 de janeiro de 2008

Gróf Batthyány Lajos

O Conde Lajos Batthyány, Primeiro Ministro da Hungria durante a revolução de 1848, nasceu a 10 de Fevereiro de 1807 em Pozsony (actual Bratislava). Estudou Direito e envolveu-se na política desde cedo, tornando-se membro parlamentar da câmara alta em 1830 e líder da oposição pela nobreza húngara. Anteriormente à revolução defendeu reformas fiscais e sociais num plano de independente dos poderes austríacos.
A 17 de Março de 1848, o Rei nomeou Batthyány como Primeiro Ministro do primeiro governo húngaro independente com subordinação ao parlamento.
Uma das tarefeas prioritárias do seu governo era a organização de um exército para defesa nacional, com a constituição inicial de 10 batalhões. Esse exército recém formado não foi capaz de evitar um forte ataque do Coronel Jellacic (movimento de independência da Croácia relativamente à Hungria), o que resultou na sua exoneração como chefe das forças armadas e também como Primeiro Ministro a 25 de Setembro do mesmo ano.
Todavia o Conde Batthyány não resignou e alistou-se no exército que ele próprio havia constituído, acabando por ser o porta-voz da delegação enviada ao Marechal austríaco Windischgrätz com o objectivo de alcançar um compromisso de paz. Mas nesse preciso momento, a 8 de Janeiro de 1849, acabou preso e posteriormente julgado por traição ao Império Austríaco em Olmütz. A 6 de Outubro de 1849 foi executado.
O compromisso entre a Áustria e a Hungria veio a acontecer, apenas em 1867, formando o Império Austro-húngaro.

Sem comentários: