domingo, 6 de janeiro de 2008

Budapest, Halászbástya

Entre a Disz tér e Országház utca encontramos a Igreja Paroquial de Santa Maria, mais conhecida por Igreja de Mátyás (Mátyás Templom), lugar onde o rei Mátyás Corvinus celebrou seus dois matrimónios.
O núcleo central foi edificado no século XIII embora o conjunto somente completado no século XV.
Em 1541 foi descaracterizada e transformada em mesquita (com a retirada da mobília e estatuária e também as paredes interiores totalmente pintadas de branco) durante o domínio turco.
A libertação de Buda pelos exércitos cristãos, cerca de 150 anos após a ocupação otomana, resultou na destruição quase total da igreja bem como do palácio real (bastante próximos).
Restaurada em 1896 por monges franciscanos (essencialmente ao estilo barroco), foram adicionadas as capelas do lado norte e recuperadas as 3 naves formadas por colunas e arcos ao estilo gótico (neogótico). A cobertura é cerâmica, telhas feitas de mosaicos coloridos.
Erguido sobre as ruínas de uma fortaleza medieval, ao lado da igreja há um monumento neo-romântico construído no final do século XIX (1895-1902), um terraço que oferece um fabuloso panorama da cidade, a margem de Peste, do outro lado do rio Danúbio.
Este terraço é chamado de Bastião dos Pescadores (Halászbástya), composto por cinco torres redondas de dimensões diversas e uma muralha também de altura variável com galerias.
Alegadamente as torres representam as tribos magyar que fundaram a Hungria, embora a razão mais provável para a sua construção tem a ver com arranjos urbanísticos e contenção das terras em declive.
Ali existiu na Idade média um mercado de peixe, e segundo contam alguns, desde o terraço era possível avistar cardumes de peixe migrante do Danúbio.
As duas últimas imagens apresentadas foram gentilmente cedidas por Viktória Tornyi.

1 comentário:

Leonor disse...

Adorei a igreja de que fala, é linda por dentro.
Bom 2008 :-)