quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Karácsony

Durante o mês de Dezembro não nevou em Budapeste, mas só hoje, levemente. Não se confunde com chuva nem gente porque esses não batem assim tão levemente, já sabido.
Deixado para a última, que os preços do pinheirito cortado são calculados mediante o comprimento da peça e a relação procura-oferta que é altamente condicionada pelo tempo que resta até ao final do dia de hoje (o preço tem a tendência lógica para aumentar até se aproximar o dia em que valem nada, portanto os momentos imediatamente precedentes a essa hora são uma espécie de sub-prime dos hortos, onde inicia a akció, ou seja os descontos).
Enquanto se experimentam as particularidades de diferentes fornadas de legényfogó (este biscoito não é típico do natal, o seu nome ademais significa qualquer coisa como “caça-noivos”) montam-se as luzinhas, bolas e bombons coloridos e com recheio de marzipán na amostra florestal ao mesmo tempo que se colocam garrafas de pezsgő (espumante) no parapeito das janelas de modo a arrefecer e preparam-se outras iguarias.
O Beigli sim é um bolo típico, uma espécie de torta bem dôce com recheio de creme de sementes de papoila (mák) ou creme de nozes (dió) servido às fatias.
Por outro lado a noite de consoada não existe, que as actividades do Natal na Hungria são sempre diurnas.

Sem comentários: