sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Château de Versailles

Em 1623 Louis XIII, rei de França mandou construir um palácio em pedra com pavilhão de caça numa coutada a 23 quilómetros a sudoeste de Paris.
Louis XIV decidiu em 1664 transformar o palácio no maior e mais luxuoso da Europa.
O arquitecto Louis Le Vau foi incumbido da construção, tendo sido substituído após a sua morte, em 1670 por Jules Hardouin Mansart.
A transferência da Corte e Sede de Governo para Versailles ocorreu em 6 de Maio 1682 e até à revolução francesa, Versailles foi centro administrativo do reino, albergando não somente a família real, mas também grande parte da nobreza francesa.
Durante o reinado de Louis XV, em 1770, foi construida a Ópera real de Versailles e remodeladas algumas das fachadas do palácio no lado da cidade, criando um novo edifício simétrico.
Em 1837 o palácio foi transformado em museu.
O palácio de Versailles, nos seus 67.121m2 cobertos, conta com 700 salas, 2513 janelas, 352 chaminés, 1250 lareiras, 67 escadas e 483 espelhos (Na Grande galeria, no salão da Guerra e no salão da Paz). O parque exterior tem 800 hectares de jardins e floresta, 600 repuxos de água e 372 estátuas. Recebe anualmente cerca de 8 milhões de visitantes.
Na galeria de espelhos do Rei-Sol foi ratificado em 28 de Junho de 1919 o Tratado de Versalhes. Dentro dessa sala de 73 metros de comprimento por 12,30 de altura, iluminada por setenta janelas contrapostas por espelhos, o ministro alemão Hermann Müller assinou a 28 de Junho o documento de assumpção de responsabilidades e pagamento de reparações a diversas nações da Triplice Entente, o reconhecimento da independência da Áustria, a perda de algumas províncias alemãs em favor de países vizinhos, a renúncia aos territórios coloniais e restrições nas forças armadas.
Essa humilhação contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e subsequente ascenção do poder fascista na Alemanha.

5 comentários:

sombra e luz disse...

...olá, james, como vai?...
Afinal seria nos mais belos castelos que se armam as mais mortíferas guerras...
Circunstâncias e contingências.
Vou linka-lo!...Pode ser?...

(também trabalho com mapas e este último parece-me precioso...)

james stuart disse...

No Trianon (um palácio que o rei mandou edificar perto deste, dentro do mesmo "complexo") foi posteriormente assinado outro tratado, que veio também a ser conhecido pelo nome do edifício, onde se estabeleceram as condições, limitações e cedencia de territórios da Austria e da Hungria. Esse tratado penalizou tanto ou mais estes dois países do que o Tratado de Versalhes.

Obviamente que pode "linkar" o Szerinting.

james stuart disse...

Todavia fico com a sensação de que a leitora não entendeu o conteúdo do artigo.
O Tratado de Versalhes foi uma espécie de 2ª parte do documento de armistício assinado em Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim à I Grande Guerra Mundial.
O documento de Armistício era simples, um acordo de cessar-fogo.
O Tratado de Versalhes por outro lado era complexo, detalhava todas as condições que as potências vencedoras exigiam das vencidas.
Ali não foi "armada" nenhuma "mortífera guerra", pelo contrário.
O que no final do artigo refiro, é que as condições e exigências das potências vencedoras (Triplice Entente) eram tão pesadas e humilhantes para a Alemanha, que resultou anos mais tarde a um "colapso" político neste país, originando o "nacional socialismo" que ascendeu ao poder.
Em certa medida, o conteúdo do Tratado de Versalhes, bem como o de Trianon ofereceram a certas nações a um nível de descontentamento responsável pelo início da II Grande Guerra vinte anos depois.

sombra e luz disse...

...James, as guerras "armam-se"(=montam-se/preparam-se)...não são fortuitas pois não?...

As guerras, todas as guerras, alimentam-se de ressentimentos, e das humilhações que normalmente os vencedores impõem aos vencidos...

O Tratado de Compiègne que refere, mais o humilde vagão onde foi assinado, serviram de inspiração e cenário em 1940 para um novo armisticio que desta vez humilhou a França...

Apesar da vontade de procurar a paz que 1ª guerra trouxe...veio a 2ª...porque a guerra é uma armadilha onde caem gerações de homens impelidios pela história...

Causas recentes e causas remotas...
Todas elas "armam" as "mortíferas guerras"...

E depois Versailles é Versailles, salas de 73m de comprimento...12 metros de altura...70 janelas e outros tantos espelhos...

A leitora entendeu o conteúdo do artigo?!...

...só estava a extrapolar... porque para além dos factos... existe a história e os seus muitos entendimentos...e desenvolvimentos.

Obrigada pelos esclarecimentos... então vou linka-lo...

Paula Portela disse...

Muito bom seu site!
Estive procurando por toda parte fotos da frança, e aqui achei exatamente o que queria.
Obrigada.