quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Vilnius

Vilnius está situada num vale formado pelo rio Viliya, fundada sob o nome Voruta e declarada pelo Rei Mindaugas em 1253 como capital do reino da Lituânia.
A partir de 1323 a cidade conheceu um aumento de população pelo estabelecimento de colonos alemães e comunidades judaicas reconhecidas pelo Grão Duque Gediminas.
Os séculos XII, XIV e parte do XV foram de prosperidade, crescimento e desenvolvimento económico pela união estabelecida com o reino da Polónia até ao ano de 1654, quando foi ocupada pela Rússia, reconquistada e perdida inúmeras vezes pelos polacos até 1795, ano em que foi definitivamente anexada pela Rússia.
Em 1812 foi tomada pelos Franceses de Napoleão, retornando ao domínio Russo posteriormente.
Em 1863 o uso da língua polaca e lituana foi proibido pelos russos como represália a sucessivas insurreições revolucionárias.
Em 1915 Vilnius foi ocupada pelos alemães, durante a I Guerra Mundial, mas com o armistício de 1918 surgiu a oportunidade de proclamar a restauração da independência como república, assunto que durou pouco pois os russos e os polacos voltaram a disputar o território em constantes batalhas até ao ponto de ser reconhecida a independência pelos polacos em 1920 através do Tratado de Suwalki que também não durou mais de dois dias até à definitiva anexação na Polónia. Vilnius passou a ser a capital da voivoda de Wilno, onde a língua oficial deixou de ser o russo e passou a ser o polaco e autorizado o Yiddish, pela quantidade expressiva de habitantes judeus.
Estando Vilnius sob domínio polaco, a capital da Lituânia era Kaunas nesse período.
A anexação definitiva pela Polónia foi breve porque o pacto Molotov-Ribbentrop assinado entre alemães e russos a 19 de Setembro de 1939, tinha como objectivo a ocupação e partilha conjunta da Polónia e territórios afectos a este país, o que veio a acontecer logo em Outubro pelos exércitos da União Soviética.
Um acordo enganador estabelecido entre os soviéticos e o governo da Lituânia (onde os russos devolviam Vilnius em troca da livre utilização de todo o território para implantação de bases militares) resultou na ocupação integral da Lituânia em Junho de 1940, formada assim a República Socialista Soviética da Lituânia.
O pacto entre russos e alemães foi breve, em 1941 já os alemães ocupavam territórios anexados recentemente pela União Soviética e marchavam rumo a Moscovo.
Em 1944 Vilnius foi recapturada pelo exército vermelho e incorporada novamente como capital de República Socialista Soviética.
A independência final da República da Lituânia foi declarada em Março de 1990 e reconhecida pela União Soviética em Agosto de 1991.
O Centro Histórico datado do século XVI, foi considerado Património da Humanidade pela UNESCO em 1994.
Do alto da colina, junto à torre Gediminas é possível observar os limites da cidade de Vilnius, num ângulo de 360º, o rio que serpenteia no vale, a catedral e o museu nacional no sopé.
As Igrejas católicas e as ortodoxas dividem as crenças de uma população actualmente composta por 53% de Lituanos, 20% de Polacos, 19% de Russos, 5% de Bielo-Russos entre outras minorias.

Sem comentários: