sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Teixeira da Silva

Aquilo é uma vila de “meia dúzia” de casas à volta de uma rotunda, desde a independência de Angola com o nome de Bailundo. Este nome tem razões históricas que devem ser consideradas, era o nome de uma inteira região que assumia o nome do seu primeiro rei.

O reino do Bailundo durante séculos sofreu ataques das tropas portuguesas até ao ano de 1896 em que o capitão Justino Teixeira da Silva derrotou o Rei Numa II que havia sucedido a Ekuikui II.

Desde o lugar da embala (casa grande) do rei nasceu a vila Teixeira da Silva, onde os portugueses se estabeleceram e dedicavam essencialmente à agricultura e comércio, município integrado na província do Huambo.

Actualmente, na própria rotunda é exibida uma estátua do soma (soberano) Bailundo.

Bailundo (Teixeira da Silva) é passagem obrigatória no percurso entre Luanda e Kuíto (Silva Porto) ou Luanda e Huambo (Nova Lisboa) pelo interior: Luanda - Catete - Dondo - Quibala - Waco Kungo (Santa Comba) - Alto Hama – Bailundo – Chinguar... e a partir desse entroncamento, Huambo para oeste, Kuíto para leste.

Imagens captadas da vila Teixeira da Silva (Bailundo) em 2004

3 comentários:

Maria disse...

A Mafaldinha, da BD, costumava usar uma frase quando ouvia as notícias de guerra no seu rádio:"Ainda bem que o Mundo é tão longe!"
Ao contrário dela tenho pena que o Mundo seja tão longe, não pelas mesmas razões mas, pelo facto de que adoraria conhecer pessoalmente todos os locais maravilhosos que Lá existem !

james stuart disse...

Posso garantir-lhe no entanto que o Bailundo não é um desses locais.

Penso que se refere a Innsbruck, certo?

Maria disse...

A Innsbruck e a tantos outros locais que descreve.
No entanto todos eles têm muita coisa para Olhar...Às vezes a sua beleza outras vezes a ausência dela...
Mas tudo é Mundo!