domingo, 30 de setembro de 2007

Piazza del Duomo

A Piazza del Duomo é a praça principal de Milão, outrora no centro geométrico e comercial desta cidade Lombarda. Ali encontramos a Catedral gótica ladeada pelo palácio Carminati oposto à galeria Vittorio Emanuele II de estrutura simétrica e ao centro uma estátua equestre do rei Vittorio Emanuele II.
A Catedral, dedicada a Santa Maria Nascente, foi iniciada em 1386 mas ainda não está totalmente concluída, tendo sido completa a fachada frontal em 1813 por altura da coroação de Napoleão como rei de Itália.
Em termos de dimensões, a Catedral de Milão é a segunda maior do mundo no estilo gótico, pois em Sevilha está essa primeira, e também é a segunda maior igreja de Itália, após a Basílica de S. Pedro, em Roma.
A Galleria Vittorio Emanuele II é uma dupla arcada coberta (construída entre 1865 a 1877 por Giuseppe Mengoni), conecta o extremo norte da Piazza del Duomo com a Piazza della Scala (lugar do teatro Scala) e ostenta o nome do primeiro rei da Itália unida.

1 comentário:

Lis disse...

James: que dizer? Muito obrigada por perder tempo da sua vida com as minhas letras e manias... gostei mesmo de o saber ali, de quando em vez. E que o presente lhe ofereça mais e melhores memórias no futuro. Parece-me que sim.

Um abraço amigo, Lis