quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Kölner Dom

A catedral, ao estilo gótico foi reconstruída fielmente durante a Wiederaufbauzeit, ou seja após a severa destruição que a cidade de Köln sofreu com os 262 ataques aéreos aliados da Segunda Guerra Mundial.

As proporções deste edifício (construção iniciada em 1248 e apenas terminada em 1880) são algo de imponente tendo em conta a idade e também os edifícios contíguos, mais recentes e igualmente encostados ao Reno, num conjunto patrimonial da humanidade, segundo classificação UNESCO de 1996.

Tal como o nome indica, o líquido aromático que os franceses produzem em larga escala como opção mais popular à delicadíssima eau de parfum, tem origem nesta cidade, capital de Nordrhein-Westfalen, efeito especulativo da ocupação em 1798 pelos exércitos de Napoleão.

4 comentários:

sombra e luz disse...

...não sabia...Afinal a guerra...

estou a ouvir o seu chopin...e quase ouço a música a sair das janelas duma daquelas cidades de que você visita...excentri-cidades de bloguista ociosa...

Anónimo disse...

o que escreveu no blog luz esombra e uma boa explicaçao para a existencia deste blog e pena nao o ter divulgado no seu

james stuart disse...

Em boa verdade, "irmão de djamir", uma das razões de existência deste blogue é precisamente o facto de existirem muitos leitores interessados em aprender ou relembrar aquilo que já conheciam, muitas vezes apenas estimavam saber.
Por outro lado, aquilo que menos me preocupa é a quantidade de leitores. Tendo em conta não existirem proveitos materiais, i.e. benefícios financeiros com a quantidade de visitantes deste blogue, tampouco expectativas ou planos futuros para que tal venha a acontecer, é menos relevante e indiferente para mim se alguns dos leitores, habituais ou não, divulgam o "szerinting".
Os contadores que seguem na barra lateral tem objectivos diversos, passo a explicar:
O contador azul, de número sequencial (uma vez desconectou-se penso por falha de minha curiosidade e voltou a zero) está ligado a um controlo estatístico que consulto amiúde, pois que me revela o tipo de leitor, que palavras digitou no "motor de busca", geralmente "google" que o direccionou ao szerinting. Razão pela qual aprecio muito os leitores brasileiros porque sei, por este sistema, serem na maior parte estudantes e curiosos interessados por saberem muito sobre história, arquitectura, geografia, as "coisas" da cultura Europeia.
O outro contador, o das bandeirinhas, já vai na terceira versão, razão que leva a contagem a ser distinta da sequencial, pois que sempre reinicia a zero quando altero os "códigos" de utilizador. O das bandeirinhas existe porque me dá gosto ver as côres diferentes a aumentarem de dia para dia. Isto é tão verdade que esta nova versão foi colocada simplesmente porque a outra era irritante pelo movimento constante e porque limitava as bandeiras a somente 31 países diferentes.

sombra e luz disse...

"irmão do jamir"
pena é você não ter dito (ou acrecentado) nada quando lá foi... Não quer lá voltar e dizer muitas coisas sobre estes e outros blog's... ou mesmo do seu...