domingo, 30 de setembro de 2007

Piazza del Duomo

A Piazza del Duomo é a praça principal de Milão, outrora no centro geométrico e comercial desta cidade Lombarda. Ali encontramos a Catedral gótica ladeada pelo palácio Carminati oposto à galeria Vittorio Emanuele II de estrutura simétrica e ao centro uma estátua equestre do rei Vittorio Emanuele II.
A Catedral, dedicada a Santa Maria Nascente, foi iniciada em 1386 mas ainda não está totalmente concluída, tendo sido completa a fachada frontal em 1813 por altura da coroação de Napoleão como rei de Itália.
Em termos de dimensões, a Catedral de Milão é a segunda maior do mundo no estilo gótico, pois em Sevilha está essa primeira, e também é a segunda maior igreja de Itália, após a Basílica de S. Pedro, em Roma.
A Galleria Vittorio Emanuele II é uma dupla arcada coberta (construída entre 1865 a 1877 por Giuseppe Mengoni), conecta o extremo norte da Piazza del Duomo com a Piazza della Scala (lugar do teatro Scala) e ostenta o nome do primeiro rei da Itália unida.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Château de Versailles

Em 1623 Louis XIII, rei de França mandou construir um palácio em pedra com pavilhão de caça numa coutada a 23 quilómetros a sudoeste de Paris.
Louis XIV decidiu em 1664 transformar o palácio no maior e mais luxuoso da Europa.
O arquitecto Louis Le Vau foi incumbido da construção, tendo sido substituído após a sua morte, em 1670 por Jules Hardouin Mansart.
A transferência da Corte e Sede de Governo para Versailles ocorreu em 6 de Maio 1682 e até à revolução francesa, Versailles foi centro administrativo do reino, albergando não somente a família real, mas também grande parte da nobreza francesa.
Durante o reinado de Louis XV, em 1770, foi construida a Ópera real de Versailles e remodeladas algumas das fachadas do palácio no lado da cidade, criando um novo edifício simétrico.
Em 1837 o palácio foi transformado em museu.
O palácio de Versailles, nos seus 67.121m2 cobertos, conta com 700 salas, 2513 janelas, 352 chaminés, 1250 lareiras, 67 escadas e 483 espelhos (Na Grande galeria, no salão da Guerra e no salão da Paz). O parque exterior tem 800 hectares de jardins e floresta, 600 repuxos de água e 372 estátuas. Recebe anualmente cerca de 8 milhões de visitantes.
Na galeria de espelhos do Rei-Sol foi ratificado em 28 de Junho de 1919 o Tratado de Versalhes. Dentro dessa sala de 73 metros de comprimento por 12,30 de altura, iluminada por setenta janelas contrapostas por espelhos, o ministro alemão Hermann Müller assinou a 28 de Junho o documento de assumpção de responsabilidades e pagamento de reparações a diversas nações da Triplice Entente, o reconhecimento da independência da Áustria, a perda de algumas províncias alemãs em favor de países vizinhos, a renúncia aos territórios coloniais e restrições nas forças armadas.
Essa humilhação contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e subsequente ascenção do poder fascista na Alemanha.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Vilnius

Vilnius está situada num vale formado pelo rio Viliya, fundada sob o nome Voruta e declarada pelo Rei Mindaugas em 1253 como capital do reino da Lituânia.
A partir de 1323 a cidade conheceu um aumento de população pelo estabelecimento de colonos alemães e comunidades judaicas reconhecidas pelo Grão Duque Gediminas.
Os séculos XII, XIV e parte do XV foram de prosperidade, crescimento e desenvolvimento económico pela união estabelecida com o reino da Polónia até ao ano de 1654, quando foi ocupada pela Rússia, reconquistada e perdida inúmeras vezes pelos polacos até 1795, ano em que foi definitivamente anexada pela Rússia.
Em 1812 foi tomada pelos Franceses de Napoleão, retornando ao domínio Russo posteriormente.
Em 1863 o uso da língua polaca e lituana foi proibido pelos russos como represália a sucessivas insurreições revolucionárias.
Em 1915 Vilnius foi ocupada pelos alemães, durante a I Guerra Mundial, mas com o armistício de 1918 surgiu a oportunidade de proclamar a restauração da independência como república, assunto que durou pouco pois os russos e os polacos voltaram a disputar o território em constantes batalhas até ao ponto de ser reconhecida a independência pelos polacos em 1920 através do Tratado de Suwalki que também não durou mais de dois dias até à definitiva anexação na Polónia. Vilnius passou a ser a capital da voivoda de Wilno, onde a língua oficial deixou de ser o russo e passou a ser o polaco e autorizado o Yiddish, pela quantidade expressiva de habitantes judeus.
Estando Vilnius sob domínio polaco, a capital da Lituânia era Kaunas nesse período.
A anexação definitiva pela Polónia foi breve porque o pacto Molotov-Ribbentrop assinado entre alemães e russos a 19 de Setembro de 1939, tinha como objectivo a ocupação e partilha conjunta da Polónia e territórios afectos a este país, o que veio a acontecer logo em Outubro pelos exércitos da União Soviética.
Um acordo enganador estabelecido entre os soviéticos e o governo da Lituânia (onde os russos devolviam Vilnius em troca da livre utilização de todo o território para implantação de bases militares) resultou na ocupação integral da Lituânia em Junho de 1940, formada assim a República Socialista Soviética da Lituânia.
O pacto entre russos e alemães foi breve, em 1941 já os alemães ocupavam territórios anexados recentemente pela União Soviética e marchavam rumo a Moscovo.
Em 1944 Vilnius foi recapturada pelo exército vermelho e incorporada novamente como capital de República Socialista Soviética.
A independência final da República da Lituânia foi declarada em Março de 1990 e reconhecida pela União Soviética em Agosto de 1991.
O Centro Histórico datado do século XVI, foi considerado Património da Humanidade pela UNESCO em 1994.
Do alto da colina, junto à torre Gediminas é possível observar os limites da cidade de Vilnius, num ângulo de 360º, o rio que serpenteia no vale, a catedral e o museu nacional no sopé.
As Igrejas católicas e as ortodoxas dividem as crenças de uma população actualmente composta por 53% de Lituanos, 20% de Polacos, 19% de Russos, 5% de Bielo-Russos entre outras minorias.

domingo, 23 de setembro de 2007

Cravate

Os primeiros indícios do uso da gravata, remontam ao 3º século a.C.
No ano de 1974, foram encontrados em escavações 7.500 corpos de guerreiros chineses. Todos tinham no pescoço um tipo de lenço, vagamente parecido com uma gravata.
Símbolo de elegância masculina, a gravata deve a sua difusão ao Rei Luís XIV, o Rei-Sol da França. Durante a Guerra dos 30 anos, ao observar mercenários croatas que traziam à volta do pescoço um tipo de lenço amarrado que variava de lã para os soldados, algodão e seda para os oficiais, ficou encantado e solicitou ao seus alfaiates que fizessem o mesmo para ele lançando assim uma moda entre a aristocracia e os oficiais militares.
Foi criada assim a moda da “la croate” que mais tarde daria origem à palavra francesa cravate.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Teixeira da Silva

Aquilo é uma vila de “meia dúzia” de casas à volta de uma rotunda, desde a independência de Angola com o nome de Bailundo. Este nome tem razões históricas que devem ser consideradas, era o nome de uma inteira região que assumia o nome do seu primeiro rei.

O reino do Bailundo durante séculos sofreu ataques das tropas portuguesas até ao ano de 1896 em que o capitão Justino Teixeira da Silva derrotou o Rei Numa II que havia sucedido a Ekuikui II.

Desde o lugar da embala (casa grande) do rei nasceu a vila Teixeira da Silva, onde os portugueses se estabeleceram e dedicavam essencialmente à agricultura e comércio, município integrado na província do Huambo.

Actualmente, na própria rotunda é exibida uma estátua do soma (soberano) Bailundo.

Bailundo (Teixeira da Silva) é passagem obrigatória no percurso entre Luanda e Kuíto (Silva Porto) ou Luanda e Huambo (Nova Lisboa) pelo interior: Luanda - Catete - Dondo - Quibala - Waco Kungo (Santa Comba) - Alto Hama – Bailundo – Chinguar... e a partir desse entroncamento, Huambo para oeste, Kuíto para leste.

Imagens captadas da vila Teixeira da Silva (Bailundo) em 2004

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Innsbruck

Hafelekar tem 2334 metros de altitude, Patscherkofel 2246 e Serles 2718. No vale existente entre estas montanhas está Innsbruck (Ponte do Inn), fundada pelo Império Romano nas margens do rio Inn, hoje capital do Estado Federal do Tyrol, Áustria.
O actual distrito (freguesia) de Wilten é o local original do acampamento inicial dos exércitos romanos, então chamado de Veldidena de Oeni Pontum (Ponte do Inn) desde o século IV, mantendo ali a guarnição militar que protegia a estrada que ligava Verona a Augsburg, passando pelo estreito de Brenner, um corredor natural dos vales Alpinos.
Nos finais do século XV Innsbruck ganhou uma dimensão política e cultural de maior relevo com o estabelecimento nesta cidade da corte imperial de Maximiliano I, Habsburgo, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (filho do Imperador austríaco Frederico III e Leonor de Portugal, Imperatriz da Alemanha) antes de passar para Viena definitivamente.
O telhado dourado (Goldenes Dachl) é uma varanda de um edifício (cuja cobertura é decorada com 2657 peças cerâmicas cobreadas) construído em 1500 com o propósito de “camarote” onde o Imperador se mostrava ao povo enquanto assistia comodamente aos eventos artísticos e espectáculos na praça.
O Tyrol e Salzburg foram cedidos por Napoleão Bonaparte ao Reino da Baviera (aliados da França), mas esse domínio veio a ser mais curto quanto curtos foram os anos da supremacia francesa na Europa, desde 1805 até 1814.
Apesar dos 21 bombardeamentos aéreos sofridos entre 1943 e 1945, e por que tudo o que cai também se levanta, belos exemplares de arquitectura gótica, barroca e neo-clássica encontram-se na Altstadt (cidade antiga), principalmente na Maria-Theresien Straße.
Innsbruck
é bastante famosa pelos desportos de Inverno, de lazer ou alta competição em jogos e campeonatos disto e daquilo onde a neve manda, por duas vezes acolhendo jornadas olímpicas.
O rio Inn corre em grande velocidade, mesmo assim imensos são os patos mantendo suas posições numa água fria que não lhes congela as patas certamente, distraindo-se como os turistas na sua pequenez, os primeiros sabe-se lá porquê, os segundos contemplando a diferença brutal de altura entre o sopé e as montanhas, logo ali tão perto.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Tantos apelidos... (continuação)

... liberto da Repartição de Finanças e depois de uma muito breve passagem pelo escritório para tratar de assuntos pendentes, lançar ou aprovar as linhas de orientação do plano de acção do dia seguinte, o consultor, engenheiro, despe o título, as obrigações e a pele de profissional e oferece-se umas horas de relaxamento.

Aficionado na sua actividade desportiva favorita, o golfista corre para o seu campo habitual, de grau de dificuldade elevado, desafio à altura do perfeccionista que é. Mais um "eagle" para a lista deste coleccionador de troféus. Detentor já de uns quantos, proeza resultante de um menos desfavorável "handicap" de quem pretende ser irrecusável parceiro, adversário sempre pronto a desafiar, jogador que se preza, é a meta do "hole-in-one" que tem sempre em mente. Novamente como vencedor regressa a casa.

Ao jantar, o nato contador de histórias relata os feitos gloriosos do dia. Depois, o historiador escolhe um tema, o autor escreve, o bloguista edita, o comentador argumenta e contra-argumenta.

À hora de deitar, com outras histórias, das de encantar, o pai, o Ás, o campeão, o herói cresce, cresce aos olhos dos "pimpolhos" maravilhados, até que estes mergulham no mundo dos sonhos.

Por fim, coroando um dia pleno e já noutro cenário, sussurradas, outras "histórias" de encantar se lhes seguem. Aí, fundem-se e confundem-se apelidos (não o indivíduo), superlativos e verbos. Exausto e feliz, o homem de tantos apelidos sucumbe ao sono de justo.
Assim, animado de outras energias, a personagem descola-se do sujeito impessoal, adquire gradualmente um perfil psicológico, uma dimensão particular, afectiva.
O autor expressa agradecimento a Bee Macke pela composição e cedência de conteúdo para este artigo.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Santa Comba (4)

A Igreja matriz de Santa Comba Dão (pequena cidade da Beira Alta, na margem do rio Dão, albufeira da Aguieira) começou a sua construção em 1725 e foi inaugurada em 1755 e é um dos vários exemplares de barroco tardio em Portugal. Guarda na capela-mor um belo retábulo de talha e o tecto é em “caixotões” enquadrando pinturas com cenas da vida da Sagrada Família.
A Igreja de Santa Comba (nome substituído por Cela e posteriormente Waco Kungo, pequena cidade da província do Kwanza Sul, Angola) é uma cópia quase fiel da Igreja matriz de Santa Comba Dão, construída 200 anos depois.
Apesar dos sérios danos provocados pela guerra civil na cobertura e nas fachadas, o edifício foi devidamente recuperado.
A imagem da Igreja de Santa Comba Dão não é propriedade do autor, somente a respeitante à Igreja de Santa Comba, captada em 2004.

domingo, 16 de setembro de 2007

Magyarország - A II. világháború

Hungria – II Guerra Mundial / Hungary - World War II.
Os termos do Tratado de Trianon em 1920 deixaram a Hungria similarmente em tão má situação como a Alemanha. O país perdeu dois terços do território, a dimensão do exército foi limitada e a força aérea banida.
Assinando um tratado com a Itália em 1927, no propósito de criar uma aliança que poderia ajudar a recuperar territórios perdidos, deu um primeiro passo para os laços posteriores com o ainda embrionário Eixo.
Entre 1938 e 1941, o país foi capaz de recuperar algumas partes de território, por meios diplomáticos ou militares e restabeleceu o seu exército.
Entretanto, em 1941 Hitler ofereceu à Hungria a possibilidade da realização de suas aspirações, a recuperação integral do seu território. Em troca o exército alemão era autorizado a entrar na Hungria de modo a invadir a Jugoslávia, sendo que os húngaros mobilizaram o 3º Exército e colaboraram.
Quando a Alemanha invadiu a União Soviética em Junho de 1941, a Hungria aliou-se ao Eixo declarando guerra contra a Rússia.
A situação da Hungria em 1944 piorou consideravelmente. Sentindo a derrota eminente do Eixo, o governo liderado por Horthy tentou um tratado de paz com os aliados. Os alemães imediatamente substituiram o governo por um outro formado por membros do Partido Cruz de Flechas, fascista.
A cruz de flechas foi o símbolo do partido fascista com o mesmo nome (NyilaskeresztesPart) que subiu ao poder na Hungria a 15 de Outubro de 1944, durante a ocupação alemã (após tentativa de negociação falhada do Almirante Horthy com os aliados, para o armistício). Alguns meses depois, este novo governo de Ferenc Szálasi caiu.
O Holocausto veio com os alemães que transportaram dezenas de milhares de judeus, ciganos e outras vítimas para Auschwitz e outras partes.
Blindados do tipo King Tiger sPzAbt 503 (Feldherrnhalle) foram transportados por via ferroviária para a Hungria, entre 12 a 14 de Outubro de 1944.
O exército húngaro estava definitivamente destruído em 1944. Conforme os alemães retiraram entre 1944 e 1945, o exército russo invadiu a Hungria em perseguição. Na Primavera de 1945 os russos controlava a situação.
O país foi devastado, um milhão de húngaros pereceu: soldados na frente, judeus e ciganos em campos de concentração e civis, durante a campanha do Exército Vermelho contra a Wehrmacht alemã.
The terms of the Treaty of Trianon in 1920 left Hungary in nearly as bad a state as Germany. The country lost two-thirds of its territory, the size of the army was limited and the air force was banned.
A 1927 treaty with Italy, intended to create an alliance that would help regain lost territory, set the stage for connections with the developing Axis.
Between 1938 and 1941 the country was able to regain some territory by diplomatic and military means, and rebuilt its army.
Then in 1941 Hitler took advantage of Hungary’s desires by offering back the territory taken in World War I. In return, the German Army was allowed to enter Hungary to prepare for the invasion of Yugoslavia, and the Hungarians mobilized the Hungarian 3rd Army to assist.
When Germany invaded the Soviet Union in June 1941, Hungary joined the Axis by declaring war against Russia.
In 1944 Hungary’s situation grew disastrously worse. Sensing the imminent Axis defeat, the government of Hungary sought a peace treaty with the Allies. The Germans immediately ousted the government and replaced them with their own fascist Arrow Cross party.
The arrow cross was the symbol of the fascist Arrow Cross Party (NyilaskeresztesPart) who came to power in Hungary on 1944 October 15, during the German occupation, (after Admiral Horthy tried to negotiate, unsuccessfully, with the allies). Some few months later, this new Ferenc Szálasi government dropped.
The Holocaust came with the Germans, who transported hundreds of thousands of Jews to Auschwitz and elsewhere, along with Gypsies and other victims.
Loaded on trains at 12 October, 1944, several King Tiger of sPzAbt 503 (Feldherrnhalle) units arrived to Budapest, Hungary on 14 October.
The Hungarian Army was effectively destroyed in 1944. As the Germans withdrew during 1944 and 1945, the Russian army invaded Hungary in pursuit. By the spring of 1945 the Russians were firmly in control.
The country was devastated, a million Hungarians dead: soldiers on the front, Jews and Gypsies in concentration camps and civilians, during the Red Army campaign against the German Wehrmacht.
As imagens apresentadas não são propriedade do autor

Ilha

David Mourão-Ferreira

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Ljubljana

Banhada pelo rio Ljubljanica, a capital da Eslovénia é uma pequena cidade de cerca de 270.000 habitantes.
A sua fundação remonta ao ano 15 A.D. pela legião romana XV Apollinaris, sob tutela do Imperador Tiberus, após campanha para supressão de revoltas na província de Pannonia (região das grandes planícies férteis situadas no sul da Hungria, norte da Croácia e parte da Eslovénia). O seu nome original é Colonia Julia Aemona.
No ano 452 a cidade de Aemona foi destruída pelos exércitos de Attila (Hunos) e a partir do ano 1335 até 1918 esteve sob domínio do Império Austro-Húngaro, como capital do Ducado de Carniola (apelidada de Laibach) até à integração no Reino da Jugoslávia (passou a capital da província Drava Banovina), posteriormente transformada em república socialista federativa, celebrando por fim o momento da independência somente no ano de 1991, capital da Republika Slovenija.
Numa cidade tão pequena, conforme referido, há pouco para visitar, principalmente porque o terramoto de 1511 e posteriormente o de 1895 obrigaram a óbvias renovações arquitectónicas, que de um estilo predominantemente Renascença, passou a Barroco (de influência italiana) e por fim a Neo-clássico de inspiração fundamentalmente austríaca.
Vale a pena descobrir a pequena praça Prěseren passando pela ponte Tromostovje e visitar o castelo, subindo pelo funicular construído recentemente.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Phasianidae

Nesta espécie da família dos faisões, Phasianidae, a cauda aberta em “leque” é um ritual de acasalamento exibido pelo pavão durante a selecção sexual.
Segundo funcionárias do Museu da cidade de Lisboa... “a continuação do museu é na porta em frente, mas têm também uma sala de exposições nas traseiras do jardim... por ali.... olhe aproveite para lá ir agora pois os pavões estão a fazer-se às pavoas... é muito bonito de ver”