sábado, 11 de abril de 2009

Deontologias, há muitas...

Ler ou ouvir uma notícia de jornal ou televisão significa obter normalmente relatos de factos sem rigor nem exactidão ou previamente interpretados sem honestidade. São factos raramente comprovados, onde todas as partes com interesses atendíveis nos casos nem sempre são ouvidas. A distinção entre notícia e opinião nem sempre fica bem clara aos olhos do público.
As informações obtidas por quem divulga as notícias são por vezes conseguidas por abuso de boa-fé ou de modo desleal e através de capturas não autorizadas ou até ilegais de documentos e imagens. O anonimato é confortável, as fontes nunca se descobrem até que isso também faça uma notícia, com proveito para alguém que não o público.

Os direitos de informar que alguns agentes julgam ter por via de uma consagrada liberdade de expressão, serve para tudo e não importa como. Há sensacionalismo, acusações sem provas e plágio.

É frequente serem divulgadas notícias mentirosas ou erros com consciência e propósito, onde a autoria dificilmente é assumida, mas quando é, no caso de aparecer protesto, são discretamente rectificadas as inexactidões e menor será o impacto, ou simplesmente é transformada a notícia em opinião, tornando a ofensa irrefutável.
A presunção de inocência de arguidos é desprezada e as vítimas de crimes bem como os familiares das vítimas ou dos criminosos são identificados ou filmados. Não importa os sentimentos nem a dor da vítima ou a humilhação dos familiares, só interessa obter a notícia ou captar imagens.
Existe uma postura generalizada de anti-racismo fundamentalista e cego, ou seja de interpretação tendenciosa aos factos que concernem as minorias, numa discriminação inversa onde os protegidos são tornados vítimas por terem cometido crimes.
A privacidade dos cidadãos não é respeitada e para todos os casos é enunciado o interesse público como justificativo. A recolha de declarações e imagens não costuma atender a condições de serenidade, liberdade e responsabilidade das pessoas envolvidas.
Há estatutos de independência e de integridade profissional fortemente comprometidos.
As imagens apresentadas, excepto a terceira, não são propriedade do autor.

Sem comentários: