quarta-feira, 15 de abril de 2009

Que sonhos de bebé?

Dizem que os bebés em gestação sonham enquanto dormem, mas não é fácil de confirmar porque as únicas coisas de que podem verdadeiramente recordar-se são luzes, movimentos e sons diferentes... música, vozes e ruídos.
O sol provoca uma claridade que lhes aparece de todos os lados e sentem adicionalmente o calor, adormecem. Ao contrário, quando está muito escuro, ou somente existe um pontinho de luz, as mães costumam ficar quietinhas e eles tomam essa oportunidade para se exercitarem.
O som mais habitual para os bebés é a voz da própria mãe, fala para muitas pessoas e por seu turno essas respondem como se intercaladas, por vezes muito baixinho sempre depois de uma música, quando é ao telefone.
Quando se dá o monólogo entre mães e bebés, eles talvez se apercebam disso porque sentem algo a tocar nos seus pés ou nos seus rabinhos enquanto ouvem.
Há também o sorriso e a gargalhada, som e acção simultâneas em coisa confusa, porque é “ah-ah-ah-ah” com um chocalhar intenso e repetitivo da barriga.
Os bebés recordam-se de músicas, o que não significa que gostem de todas. É comum memorizarem ruídos de máquinas quando estes perfazem ritmos.
Os bebés em gestação não podem sonhar com brinquedos e jogos, nem com baloiços ou mergulhos na água, porque são coisas que nunca viram nem tocaram, logo são incapazes de as imaginar.

Sem comentários: