sexta-feira, 22 de junho de 2007

Os Mármores de Elgin

A construção do Partenon (templo da deusa grega Atena) começou no ano 447 a.c e finalizou em 433 a.c. (para substituir um antigo templo destruído por uma invasão dos persas em 480 a.c.)

Sob ocupação otomana durante séculos, grande parte do património arquitectónico da Acrópole foi desfigurado ou destruído. Edificaram-se ali mesquitas, minaretes, paióis, etc. O próprio Partenon sofreu um imenso dano em 1687 quando venezianos, liderados por Francesco Morosini, atacaram Atenas (um tiro de canhão acertou neste edifício que ao momento era utilizado como paiol de pólvora, explodindo). Em 1801, o embaixador britânico em Constantinopla, Lord Elgin, obteve uma permissão do Sultão para estudar e eventualmente colectar algumas esculturas que achasse. Empregou trabalhadores locais para retirá-las das paredes do edifício e até recolheu algumas do chão.

As esculturas pertencentes ao Partenon (à frontaria) estão no British Museum, conhecidas como os Mármores de Elgin. Outras esculturas estão no Louvre em Paris ou em Copenhaga.

O governo grego desde a sua independência (em 1832) até ao presente tem feito campanha pela devolução das esculturas, mas o British Museum nem sequer considera essa possibilidade, sendo que os próprios governantes britânicos tampouco mostraram empenho em respeitar esse direito patrimonial do co-membro da União Europeia.

1 comentário:

Unknown disse...

Meu Caro está farto de saber que pode, mandar, lá, nas Damas.

Desculpe o despropósito em relação ao postado.