sábado, 9 de junho de 2007

Széchenyi István

István Széchenyi (Vienna 1791 - Döbling 1860)
O Conde István Széchenyi foi o grande politico húngaro do século XIX e o maior responsável pelas reformas sociais do início deste século.
Nas mãos deste escritor e politico, a Hungria experimentou o maior desenvolvimento a todos os níveis, principalmente económico.
Viajante e conhecedor da modernidade da Inglaterra e da França, por entre muitas viagens efectuadas por diferentes países da Europa, esforçou-se para implementar na sua terra aquilo que lhe pareceu ser o mais apropriado daquilo que observou.
Financiando algumas obras com a sua fortuna pessoal, fundou a Academia Nacional de Ciências (1825). Em 1830 introduziu a navegação a vapor no Danúbio, nos anos seguintes dinamizou a produção literária científica e técnica, onde foi responsável por vários apontamentos de economia moderna, construiu estradas, a primeira ponte suspensa (lanchíd) em Budapest, o caminho de ferro, sendo talvez a mais importante de toda as sua obras, a preparação do leito do Danúbio, permitindo a navegabilidade até ao Mar Negro.
Em termos políticos, Széchenyi era inicialmente leal aos Habsburgos, por tal não aceitou pertencer a movimentos nacionalistas e independentistas, tampouco permitiu que fosse possível o plano de “separatismo” étnico da Hungria (movimento de “magyarização” forçado de eslavos e germânicos). A sua posição na Guerra de Independência (1848-49) não foi relevante em termos de protagonismo (Kossuth e Batthyány foram os grandes mentores), porém a consequência da derrota levou ao seu suicídio após internamento em sanatório (porque escreveu um artigo condenatório ao poder absolutista dos Austríacos e porque defendia apesar de tudo que a liberdade da Hungria significaria progresso económico).
Em Nagycenk é possível visitar o antigo palácio da familia Széchenyi onde se pode apreciar uma exposição sobre as obras e a vida do “Legnagyobb Magyar” (o grande-maior Húngaro) István Széchenyi

4 comentários:

Anónimo disse...

olá
gostei do formato de sua matéria...
toda uma parte histórica da Hungria.
meu blog é semelhante, eu o divido c/ + duas amigas...
Se vc puder ver a Matéria "A INCRÍVEL SAGA DE CHE" e opinar sobre a qualidade do texto eu agradeço.
As outras matérias também são interessantes, sobre moda, cinema...
valeu

Pitucha disse...

E pronto, já aprendi algo de novo hoje.
Beijos

Anónimo disse...

Agradeço-te o carinho da tua visita!
Gostei imenso do teu espaço tb!

Voltarei!!!!

Beijinhossss

Unknown disse...

Caro James Stuart

Outro suícida, neste caso para o meu amigo bater :)

http://absolutamenteninguem.blogspot.com/2007/06/esquerdalhas-e-faschizoides-2.html

PS.

Cheguei a Budapeste no dia do Milénio e juntei-me, na Citadela,a 1 milhão e 200 mil pessoas, para assistir aquele espectáculo de fogo de artíficio fabuloso sobre o Danúbio. Bem empregues 700 mil dólares para me dar a mais extasiante recepção que uma cidade alguma vez me deu! Escreva sobre o assunto quando puder/quiser!

Abraço