quinta-feira, 28 de junho de 2007

Sagrada Família

Espanha deve ser o único país do Mundo onde é possível e coerente a idéia de construir uma catedral durante um período superior a um século e atravessando três.
A Catedral da Sagrada Família, localizada no coração da cidade de Barcelona, é afinal a obra mais famosa de Antoni Placid Gaudí i Cornet. Iniciada em 1883 e prevista ser inaugurada lá para o ano 2026.

O projecto (para alguns, ao estilo Arte Nova) começou quando Gaudí tinha 31 anos de idade, tendo sido interrompido durante alguns anos por causa da guerra civil espanhola (pausa entre 1936 e 1940).

Das três fachadas principais do edifício, compostas pelos alinhamentos de 18 torres (das 12 mais pequenas, somente oito estão concluídas) a fachada do Nascimento está terminada, a fachada da Paixão (iniciada em 1952) ainda está em construção, faltando começar a fachada da Glória.

Concebida para ser a maior catedral de sempre, no seu espaço interior serão colocados 5 orgãos e uma área para o canto coral possível de agrupar cerca de 2200 pessoas (coro). Será difícil então imaginar os milhares de lugares possíveis para a assistência nos actos religiosos.

Junto ao estaleiro, um desabafo de tristeza por parte de um dos encarregados da obra, de idade já avançada, tinha que ver com o facto de saber que, provavelmente e pela primeira vez na sua vida, não estaria presente no dia da inauguração.

A Sagrada Família é a única classificação de património mundial UNESCO atribuída sobre algo não concluído.

Segundo o gabinete técnico responsável pela obra, estão previstos restauros na fachada del Nacimiento, no momento em que se concluirá a fachada da Glória, porque entretanto passaram mais de 140 anos desde o início da construção.

A concretização de um sonho desta ordem de grandeza somente é possível porque a realidade significa o orgulho da Espanha.

1 comentário:

Anónimo disse...

adoro gaudi!!
a sagrada familia e um obra fantástica... ate acho que a parte moderna está a estragar um pouco a beleza da parte antiga. pessoalmente gosto mais das imagens promenorizadas e detalhadas, como fez gaudi!!
parabens por esta pequena hsitoria da catedral!