terça-feira, 5 de junho de 2007

Silva Porto (1)

Edifício Gabiconta, ao lado a antiga fábrica de discos. Ainda se encontra cravado numa das empenas os restos do letreiro do Banco Pinto e Sottomayor, bem como o emblema em Bronze no piso térreo. Dentro desta antiga agência, vazia, as paredes estão negras de fogo, apenas funciona um gerador rodeado por lixo, numa nauseabunda combinação de odores que se distinguem ser gasóleo derramado e urina. Na cave do edifício funciona uma loja de serviços informáticos diversos e internet. O edifício continua habitado, mas não tem abastecimento de água e tampouco o sistema de esgotos funciona. O pátio interior está cheio de lixo até ao primeiro piso de altura, é impossível respirar ali.

Numa das lojas do edifício contíguo funciona um cabeleireiro relativamente aceitável (tendo em conta o local e o que se pode esperar encontrar, entenda-se). Nos outros edifícios que encostam do lado da avenida também existem lojas, nomeadamente um estúdio de fotografia (explorado por chineses), onde é possível revelar rolos 135 a cores (numas máquinas automáticas que de tanto usadas e mal calibradas resultam em imagens um pouco desfocadas e descoloradas), uma taberna sebenta e um pequeno supermercado muito jeitoso e limpo (onde é possível encontrar uma espécie de iogurtes espanhóis que não necessitam de refrigeração, leite em pó, bolachas, e às vezes até chocolates).

Imagem captada em 2004 no Cuíto (ou Kuito), antiga Silva Porto, província do Bié

3 comentários:

Pitucha disse...

Esteve lá? Um dos meus sonhos é ir a Luanda, mas dizem-me que ainda é cedo para fazer turismo lá!

james stuart disse...

Cara amiga, fazer turismo é possível em toda a parte do mundo e em todas as circunstâncias... depende da personalidade de cada um e também da sua capacidade física e emocional.
Luanda é sob alguns pontos de vista melhor que Bagdad...
Infelizmente só estive em Luanda umas 4 vezes e nunca mais de dois ou três dias de cada vez, e também infelizmente tenho poucas fotografias (fotografar em Angola é proibido, sabe...) dessa cidade.
Luanda foi bela... FOI bela. Agora é somente uma cidade de um país do terceiro mundo, com problemas de tanta ordem que não está entre os melhores destinos de turismo de África.

Soberano Kanyanga disse...

Vá ao www.mesumajikuka.blogspot.com e veja como está hoje o prédio do Gabiconta.