segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Provisórios/definitivos

Segundo definição encontrada no De Consolatione Philosophiae, obra neo-platónica do filósofo romano Anicius Boethius, magister officiorum de Theodericus (rei ostrogodo que tomou parte do Império Romano do Ocidente), a eternidade é “a posse total, simultânea e perfeita de uma vida interminável”.
A vida dos Definitivos foi tão curta como a dos Provisórios, muito idêntica aliás. Para além da embalagem, a diferença entre entre eles estava essencialmente na concentração de alcatrão (também conhecida por condensado) que era inferior nos Definitivos (16 mg) e tornava os segundos possíveis de fumar somente provisóriamente devido a um elevado teor de concentração (21mg).
Menos curiosos do ponto de vista ideológico (com excepção ao Português Suave que tinha a virtude de poder ser tudo mas suave não era), embora igualmente nocivos, desapareceram as marcas CT, Estoril, Paris, Kentucky, Sagres, Negritas, Porto, Três vintes, Ritz, Kart... e entretanto nasceram outras.

2 comentários:

Vicktor Reis disse...

Amigo James Stuart
Como sabe sou leitor assíduo do seu blogue ainda que muito pouco comentador. Contudo hoje não quis deixar de vir aqui deixar uma mensagem de congratulações pelo facto de ter sido atribuído a cidade de Budapeste, que eu e a Teresa adoramos, o "Prémio da Semana Europeia da Mobilidade". Aliás, tamb+em estou igualmente satisfeito pois a minha cidade de Almada classificou-se em segundo lugar entre as 66 participantes.
Um abraço de amizade.

james stuart disse...

Caro amigo Victor,

Seria esperada uma referência a essa nomeação aqui no Szerinting, se este blogue fosse sobre actualidades ou noticioso, que de facto não é. Certa vez fiz "notícia" de um acontecimento "Semana de Portugal" em Budapeste, e recebi um ou outro comentário depreciativo pelo modo como descrevi a organização dos eventos e cerimónias (por parte dos responsáveis e mentores da coisa). Moral da história: O Szerinting é (desde esse dia)inadequado "veículo" gratuito e gracioso para transmitir as notícias conforme se entendem ser convenientes, por tal nem o Szerinting publica notícias, nem alguém publica o que quer que seja sobre Portugal a menos que os responsáveis pelo "investimento e comércio externo" se dignem a pagar para que publiquem a quem aceite o pago (jornais, revistas, sites).
Neste caso, trata-se de um acontecimento em que a "notícia" não é sobre assuntos de Portugal na Hungria, mas uma disputa de preferencias entre duas cidades, uma húngara e outra portuguesa. Budapest ganhou a nomeação porque é uma capital. Se por qualquer razão nao fosse Budapeste, seria Zagreb e nunca Almada, por razões que nada têm que ver com o efectivo esforço local, que bem acredito ter sido de maior empenho e dedicação por parte dos Almadenses.
Hoje por coincidência soube disto através do Pnet notícias (de Portugal), não dei conta de que aparecesse com destaque nas televisões locais.
Agradeço a sua visita, caro amigo.