Győző Vásárhelyi nasceu a 9 de Abril de 1908 em Pécs na Hungria, e morreu a 15 de Março de 1997 em Paris. Estudou em Budapest e foi para Paris, onde trabalhou como designer gráfico em diversas empresas de publicidade.
Entre 1946 e 1948, depois de um período de expressão figurativa, optou pela arte construtivista e geométrica abstracta. Experimentou o uso de transparências e cores em projecções, produziu tapeçarias e publicou as suas primeiras gravuras. Os seus quadros combinam variações de círculos, quadrados e triângulos, por vezes com gradações de cores puras, para criar imagens abstractas e ondulantes. Viajou por muitos países e recebeu diversos prémios.
Victor Vasarely é um dos principais artistas do movimento Op Art . A expressão vem do inglês "optical art" e significa “arte óptica”. Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo. Mais próxima das ciências do que das humanidades, as suas possibilidades parecem ser tão ilimitadas quanto as da ciência e da tecnologia.
Outros artistas Op Art dignos de nota são Alexander Calder e Youri Messen-Jaschin. Artigo cedido gentilmente pela autora do Blogue "A dobra do grito", onde originalmente foi publicado.
Sem comentários:
Enviar um comentário