terça-feira, 10 de julho de 2007

A bandeira da Hungria (1)

A forma actual da bandeira da Hungria, tricolor horizontal nas cores vermelha, branco e verde foi introduzida no momento da revolta de 1848 (revolução separatista da Hungria no seio do Império Austro-Húngaro, concluindo provavelmente na instituição de uma república, se não tivesse falhado).
A lógica do “tricolor” foi baseada na bandeira da França e nos ideais da revolução francesa da época. Porém a escolha das cores teve que ver directamente com a história do país, ou seja com as tonalidades das bandeiras anteriormente existentes, apenas o significado atribuído seria diferente (vermelho-liberdade; branco-igualdade; verde-fraternidade).
As cores da bandeira estão presentes no Brasão de armas, que por sua vez tem incluído a bandeira da dinastia de Árpad (riscas brancas e vermelhas) e a cruz patriarcal (de origem bizantina introduzida pelo Rei Béla III no século XII) sob campos verdes. O Brasão apresenta também a imagem da Coroa do Rei Istvan (com a cruz inclinada).
Desde 1867 (compromisso político com os Habsburgos) até 1945 a tricolor foi utilizada na versão e proporções iguais às actuais (1:2) com o Brasão de armas ao centro (existiam adicionalmente dois Arcanjos laterais ao Brasão que foram retirados com o fim do Império Austro-Húngaro em 1918).
Entre 1946 e 1949 a tricolor manteve o Brasão de armas ao centro mas sem a coroa.
Em 1949 foi substituído o Brasão por uma imagem do tipo estalinista composta por uma espiga cruzada com martelo e uma estrela vermelha.
A bandeira da revolução anti-soviética de 1956 foi a tricolor com um “rasgão” ao centro (não existindo outras bandeiras que não exibissem a imagem comunista ao centro, o recorte à tesoura levou ao aparecimento de bandeiras com um “buraco” ao centro, hoje símbolo da revolução). Como é sabido o exército vermelho de Nikita Khrushchev esmagou a revolução, mas János Kádár (O então nomeado Primeiro Ministro da Hungria, que exerceu funções desde 1956 até 1988) foi suficientemente prudente no retirar da simbologia tão comunista da bandeira.
Desde 1957 até ao presente, a bandeira da Hungria é oficialmente a tricolor simples (o Brasão de armas somente pode ser utilizado em actos oficiais ou exposta em edifícios governamentais, sob expressas reservas devidamente legisladas).
Actualmente existem outras virtudes atribuídas às cores, não oficializadas, que o romantismo e a vontade popular designam: A cor vermelha significa força e sangue, o branco simboliza fidelidade e liberdade e o verde representa esperança e as vastas planícies da Hungria.
Por lei, desde 1957 que as proporções da bandeira da Hungria são de 1:2 excepto na utilização naval que é de 2:3. Num decreto governamental de 2000 todas as bandeiras da Hungria devem ser exibidas numa proporção de 1:2.

3 comentários:

Vicktor Reis disse...

Amigo James
Magnifica partilha de saber sobre esse País que cá longe tanto aprecio, como sabe.
Obrigado. Um abraço

tudosobreosogm. disse...

nao conhecia muito a Hungria mas agora vejo que esse país e uma beleza muito bonito!

um abraço

vanessa

tudosobreosogm. disse...

eu aprecio a Hungria por que tem partes do país que otimas de se ver!

por isso amo esse país!